• sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

    ENPJ: Jovens debatem “Projeto de Vida”

    “O ‘Projeto de Vida’ é uma forma de planejar os passos que a pessoa dá a partir de sua história, de sua vida, de seu valor, tendo Cristo como referência”. Assim a assessora da Pastoral da Juventude (PJ), Raquel Pulita, 32, define Projeto de Vida, tema debatido nesta quinta-feira, 15, no 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontece em Natal (RN), há cinco dias. “O Projeto vem para qualificar o ser e procura responder à pergunta: como vou agir a partir de agora?”, complementa Pulita, que é formada em Relações Públicas e faz parte da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude. Segundo a assessora, na década de 1980, a PJ trabalha o Projeto de Vida, especialmente com os militantes, que tinham uma inserção mais forte na política, e hoje o quadro mudou. “O objetivo [do Projeto de Vida] é levar o jovem a entender o sentido da vida. Na década de 80, era mais trabalhado com os militantes, quando a dimensão política era mais forte. Hoje, vivemos novo ciclo e a PJ tenta restabelecer essa proposta”, esclarece. Sobre o 9o ENPJ, Pulita lembra que seu objetivo é ajudar a PJ a perceber melhor sua identidade. “A PJ não morreu. É claro que ela não é a mesma dos anos 80. Ela está se redimensionando e há um novo rosto, inclusive com mais adolescentes. Queremos, neste encontro, perceber melhor a identidade e a missão da PJ”. Uma das preocupações da assessora é com a “sistematização do encontro” pelos participantes. Na sua opinião, os participantes devem “registrar” o que aconteceu no encontro e partilhar com os outros que representaram. Ela vê, porém, uma dificuldade. “É que o jovem tem dificuldade de escrever e falar o que viveu aqui”. O encontro, iniciado no domingo, 11, reúne 415 jovens, além de 30 membros da coordenação nacional da PJ e da coordenação geral do encontro. Uma grande estrutura foi organizada pela arquidiocese de Natal para a realização do encontro, que acontece no Colégio Marista, no centro de Natal. Participam destas equipes de serviços 230 pessoas, em sua grande maioria, jovens.

    quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

    ENPJ: Jovens dão testemunho da missão realizada durante encontro nacional

    A gaúcha Dianefer Berté Schyendler, 21, da diocese de Santa Cruz (RS), e o maranhense Robson Willian Almeida dos Reis, 22, da arquidiocese de São Luiz, foram os escolhidos para contar a experiência da missão realizada, nesta terça-feira, 13, pelos participantes do 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontece em Natal (RN) desde domingo. “Temos que continuar nosso trabalho, evangelizando a juventude”, disse Dianefer após ressaltar o acolhimento feito pela comunidade. “O que fica (da missão) é o olhar de esperança da comunidade num mundo melhor que a gente tem que construir juntos”, testemunhou emocionada. Já Robson Reis, igualmente emocionado, não encontrou palavras para descrever sua experiência. “A comunidade foi superacolhedora. Estou procurando palavras para dizer o que foi a missão, mas não encontro”, disse. Os testemunhos foram dados perante a multidão que se uniu aos jovens na paróquia São Sebastião, durante a missa presidida pelo bispo responsável pelo Setor Juventude no Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Bernardino Marchió, mais conhecido como dom Dino, e concelebrada por dom Eduardo Pinheiro, responsável pelo Setor Juventude da CNBB nacional, e outros 20 padres, presentes no ENPJ. “Como construir a civilização do amor?”, perguntou dom Dino, durante sua homilia, referindo-se ao tema do encontro. “Sendo missionários”, ele mesmo responteu. “Deus se serve de nossa pequenez e vai fazer milagres de construir esta civilização. Quando o jovem tem projeto de vida, ele pode transformar outros”, completou. Segundo o bispo, é preciso “deixar um pedaço de nosso coração onde fazemos missão”. O ENPJ continua nesta quarta-feira, 14, refletindo sobre a “realidade juvenil e realidade teológica”. Haverá conferências com o pastor baiano, Luiz dos Santos, da Igreja Presbiteriana Unida; com dom Eduardo Pinheiro e com padre Hilário Dick

    quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

    ENPJ- Jovens debatem realidade teológica

    “Realidade juvenil e realidade teológica”. Este é o assunto a ser debatido pelos jovens que participam do 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, aberto no domingo, 11, em Natal. Assessoram o tema desta quarta-feira, 14, o pastor Luiz dos Santos, do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) da Bahia; o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, e o ex-assessor nacional da Pastoral da Juventude, padre Hilário Dick. Os 400 jovens, que vieram de todo o Brasil para o encontro na capital do Rio Grande do Norte, terão uma quarta-feira cheia. Após o despertar às 6h e do café às 6:30h, eles participam da missa, no Colégio Marista, onde acontece o evento. A missa será presidida por dom Eduardo Pinheiro. Em seguida, o pastor Luiz fará uma conferência abordando o tema “Onde o jovem se encontra na Bíblia”. Após sua exposição, o microfone será aberto para a reação dos jovens. À tarde, dom Eduardo e padre Hilário falam, respectivamente, sobre “Os jovens nos documentos da Igreja” e “O divino no jovem”. Também eles serão sabatinados pelos jovens após sua apresentação. Os trabalhos do quarto dia do ENPJ terminam com o lançamento, às 20h, do livro “Pastoral da Juventude – Orientações para a caminhada – Um corpo em construção”, de autoria da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude e da Coordenação Nacional de Assessores da PJ.

    ENPJ: Jovens fazem missão em Natal

    O Colégio Marista, em Natal, onde acontece o 9o. Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), está vazio nesta terça-feira, 13. Os mais de 400 participantes do encontro passam o dia em missão em oito áreas da capital do Rio Grande do Norte. “Este é um dos momentos mais fortes do encontro”, explica o maranhense Cláudio Jonhnson Alves, 26, membro da Coordenação Nacional da PJ e da Coordenação Geral do encontro. “Na missão, os jovens refletem sobre a importância do seguimento de Jesus”, acrescenta. Segundo Alves, a “Missão Jovem” é um projeto que a PJ desenvolve em todo o país e, no encontro, ajuda para a troca de experiência, “por isso, é realizada logo no início do encontro”. A missão consiste, especialmente, em visitas domiciliares. “Na missão, o jovem vai ao encontro de outro jovem para lhe falar sobre Jesus Cristo”, recorda Alves, que é funcionário público e há 12 anos atua na PJ. Recebem a visita dos jovens missionários as comunidades de Macaíba, Santa Cruz, Nova Cruz, Pureza, Monte Alegre, São José de Mipibu e Ceará-Mirim. O 9o. ENPJ tem como tema “Ide e construí a civilização do amor” e como lema “Vi um novo céu e uma nova terra”. Ainda nesta terça, os jovens se reúnem no Colégio Marista para partilhar a experiência da missão. As atividades serão encerradas com uma missa na paróquia de São Sebastião, que comemora 60 anos de fundação.

    ENPJ: Jovens apontam os rostos da juventude brasileira

    Os mais de 400 jovens que participam, em Natal (RN), do 9o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), apresentaram, nesta segunda-feira, 12, suas preocupações em relação à juventude brasileira. Divididos em pequenos grupos, os jovens desenharam “os rostos da juventude” considerando sua vida pessoal, comunitária e em sociedade. Segundo Elis Souza, 21, membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) e da coordenação geral do ENPJ, um dos aspectos ressaltados pelos jovens foi a massificação que sofrem por parte da sociedade. “Há pouca preocupação com o jovem enquanto pessoa. Dentro da sociedade há um projeto de massificação do jovem e não se preocupa com sua vida pessoal, familiar, afetiva, no trabalho”, explica. “A PJ, na contramão de tudo isso, tenta fazer com que o jovem seja pessoa”, completa. Outro aspecto levantado pelos jovens é a pouca credibilidade que têm junto à comunidade. “A comunidade não acredita no jovem. Às vezes a comunidade eclesial escolhe o jovem como prioridade, mas na hora do trabalho, a comunidade não deixa o jovem ser protagonista”, observa Elis. Em relação à sociedade, a grande reclamação dos jovens é a falta de políticas públicas para a juventude. A criação, pelo Governo Federal, do Conselho Nacional da Juventude (Conjunve), onde a PJ tem assento, é uma conquista, reconhece Elis, porém, insuficiente. “Nossa sociedade é marcada pela exclusão do jovem que não tem acesso, sobretudo, à educação e ao emprego”, destaca. O 9o. ENPJ, aberto no domingo, 11, no Colégio Marista de Natal (RN), discute o tema “Ide e construí a civilização do amor” e prossegue até domingo, 18. Nesta terça-feira, 13, os jovens passaram o dia em missão em oito áreas da grande Natal. À tarde eles voltam a se encontrar no Colégio para contar a experiência da missão.

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

    INICIADO O IX ENCONTRO NACIONAL DA PJ

    Jovens de todo Brasil foram acolhidos no Colégio Marista no último domingo (11) para a 9ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. O primeiro dia do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude foi marcado pela alegria e emoção. O dia foi de acolhida das delegações vindas dos quatro cantos do país. Várias atividades foram preparadas para esta acolhida: a animação no portão do colégio e dos cicerones no pórtico da cidade no momento da chegada das delegações; apresentações culturais no teatro do colégio, tudo num clima de alegria regada a muita música e festa. O ponto máximo da abertura do encontro foi a missa solene que contou com a participação dos jovens de todo o Brasil, padres, diáconos e dos Bispos Dom Antônio Muniz (Maceió), que presidiu a celebração eucarística, Dom Genival (Palmares), Dom Jaime (Campina Grande), Dom Matias (Natal), Dom Dino (Caruaru) e Dom Delson (Caicó), convidados, além de integrantes da comunidade local. O rito de passagem foi realizado pelos jovens do Regional Sul 1 (São Paulo) – estado que acolheu a 8ª edição do ENPJ em 2006 – através de danças regionais, marcando simbolicamente o final do 8º ENPJ realizado naquele estado. Encerrando as atividades do dia, foram apresentadas danças, poesias e músicas típicas da cultura da região. Os jovens Jão Batista (Big), coordenador Arquidiocesano e Roniere, Secretário da EDPJ representam a Arquidiocese de Pouso Alegre no IX ENPJ.

    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

    Programação IX AAPJ

    IX Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Pouso Alegre Programação Sexta-feira (ESPIRITUALIDADE) Recepção/credenciamento/jantar ......................................... 19:00 Quem: R: Ouro Fino// C: Luis César e Roniere/ Maguila e Daniel//J: Equipe de Ouro Fino Abertura ................................................................ 21:00 Quem: • Fita para abertura abertura da Porta (João big) • Pessoa no dentro da caixa, 4 pessoas com tocha (jovens de Ouro Fino) • Poesia (Marta) • ...... • Leitura bíblica (Setor Mogi) • Oração da Assembléia (Big) • Abertura da flâmula com o hino (Big/Luis César) Acolhida (Big) e Avisos Gerais/ Apresentação do Assessor (Luis César)........ 22:00 Sábado (VER) Despertar ...................................................................07:00 Café ....................................................................07:30 Oração da Manhã: Ouvindo o convite da vida ................................................ 08:00 Oficio Divino Quem: Luis César Apresentação do IX Encontro Nacional da Pastoral Da Juventude - Natal – RN..09:00 Quem: Big, Roniere e Ir. Joilson Apresentação da Pesquisa Diocesana sobre a realidade atual dos grupos de jovens .............09:30 Quem: Daniel e Roniere Arrumação do espaço dos Setores................................................................... 10:00 Quem: Ir. Joilson representantes dos Setores. Como: reunir por “Setores” (07): quais são os apelos da juventude desta realidade? O que os grupos estão vivendo: o que trazem de fruto e o que trazem de desafios? Qual é o Rosto jovem que trazemos? Setores: 1. Sapucaí: Cachoeira de Minas, Congonhal, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Tocos do Mogi. 2. Mogi: Borda da Mata, Bueno Brandão, Crisólia, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião Munhoz e Ouro Fino. 3. Dourado: Carvalhópolis, Espírito Santo do Dourado, Poço Fundo, São João da Mata, Silvianópolis e Turvolândia. 4. Alto da Serra: Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Santa Rita de Caldas. 5. Fernão Dias: Bom Repouso, Camanducaia, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Itapeva, Senador Amadar, Monte Verde e Toledo. 6. Paraíso: Brasópolis, Conceição dos Ouros, Consolação, Gonçalves, Paraisópolis e Sapucaí Mirim. 7. Mantiqueira: Delfim Moreira, Itajubá, Maria da Fé, Piranguçu, Piranguinho e Wenceslau Bras Realidade dos Setores: A vida (JULGAR) ...................................................... 10:30 Quem: Ir. Joilson Almoço ........................................................... 12:00 Tarde: Respondendo ao chamado da Vida: Pistas de Ação Resgate do percurso feito (Vida e Missão) ....................................................... 13:00 Quem: Ir. Joilson Café ......................................................................16:30 Retorno.......................................................................17:00 Banho .............................................................. 19:00 Noite Cultural com jovens da diocese ................................................. 20:00 – 23:00 Quem: dupla terceirizada Como: dinâmicas, músicas… Domingo (AGIR) Despertar ................................................07:00 Café ........................................................................................................... 07:30 Planejamento ............................................................. 08:30 Quem: Ir. Joilson Almoço ................................................................... 12:00 Encaminhamentos Finais/Avaliação.................................................. 13:00 Celebração de envio ..................................................... 15:00

    sábado, 3 de janeiro de 2009

    Ficha de Inscrição

    Nome Completo: _______________________________________ _____________________________________________________ Telefone Fixo (___) ______-_____ Celular: (___) ______-_______ Data de Nascimento: ____________________________________ E-mail: ____________________________@__________________ Grupo: ________________________Função:________________ Paróquia: _____________________________________________ Cidade: _______________________________________________ Como você ficou sabendo da Assembleia: ( ) EQUIPE SETORIAL ( )PADRES ( ) INTERNET ( ) OUTROS:____________ Você já participou de alguma Assembleia Arquidiocesana da PJ: ( )SIM ( ) NÃO Assinatura do Pároco Assinatura do Jovem