• sábado, 10 de abril de 2010

    EM APARECIDA, A FESTA DOS JOVENS.


    Nós da Equipe Arquidiocesana Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre queremos convocar toda a juventude da Arquidiocese para a I Romaria da Juventude na cidade de Aparecida, dia 15 de Maio de 2.010 em ação graças pelos 25 anos da Pastoral da Juventude no Brasil.

    Sempre que falamos em Romaria logo nos vem à idéia do povo em caminhada, que se encontra e se une em ação de graças para celebrar os sinais com que Deus se manifesta na história humana. Esta nossa Romaria Arquidiocesana quer se enquadrar nesta tríplice realidade.

    A Romaria quer ser também um grande momento de encontro das dezenas de grupos de jovens que existem em nossas comunidades; vamos estreitar nossos laços e comungar tantos rostos, sonhos e vidas, tão distintos e ao mesmo tempo tão parecidos com os nossos.

    O tema desta Romaria, juntamente com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude é “Juventude em marcha, contra a violência”, buscando a “Vida plena para todas as criaturas” nos apresentando uma realidade teológica fundamental que deve ser o horizonte da missão de todo cristão: a vida plena para todos e todas. Não se trata de uma vida qualquer, repleta de limitações e opressão, mas nos remete a uma vida liberta de todos os males e pecados: sociais e individuais. Paulo VI nos exortava: “a salvação é a libertação de tudo o que oprime o homem”, pois somente quem experimenta a liberdade é capaz de ser protagonista da Civilização do Amor; afinal “foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

    A Celebração da Romaria da Juventude não se resume ao dia marcado para nosso encontro anual, ela se inicia quando o grupo começa a divulgar o evento e principalmente quando ele se reúne e realiza os encontros propostos no subsídio. Nesta mesma lógica, podemos afirmar que a Romaria não se encerra quando há o ato final, mas ela deve ecoar nos grupos, tempos após.

    Percebemos que a Romaria deve marcar presença como mobilização de jovens que se reúne para festejar a esperança de uma nova sociedade, mas que se preocupa e coloca a “mão na massa” para concretizá-la.

    Vamos à Aparecida e, inspirados por Maria, ousemos profetizar: “Ele derruba dos tronos os poderosos, eleva os humildes, aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias.”

    Qual será nosso gesto concreto?

    Queremos marcar presença numa campanha em favor da vida da juventude. Essa campanha tem o objetivo de reunir a juventude arquidiocesana na Terra da Mãe Aparecida, para celebrar os 25 anos da Pastoral da Juventude no Brasil e também agradecer pela aprovação do tema JUVENTUDE, com a prioridade na Assembleia Arquidiocesana de Pastorais 2010.

    Vamos incentivar também os jovens comprometidos com a vida da juventude a se manifestar publicamente em relação à “Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude” e no fortalecimento dos grupos de base em nossa arquidiocese.

    Como Gesto Concreto, convocamos os coordenadores a refletirem esse subsidio nos grupos de base, preparando-se para a I Romaria Arquidiocesana da Juventude, cada coordenação é responsável de preparar e organizar a romaria local, encaminhando a quantidade de jovens que irão participar para a Equipe Arquidiocesana (danipj@ibest.com.br). O Ponto de Encontro de nossa Arquidiocese será em Frente ao Santuário Nacional de Aparecida, com início às 8h e participação especial da missa das 9h; tendo como ponto alto a Marcha Contra a Violência e o Extermínio da Juventude rumo à Basílica.

    Diante dessas questões tão relevantes, decidimos fazer este “instrumento” que deseja ser, uma proposta de roda de conversa para ser lida e utilizada coletivamente. É uma sugestão de caminho para planejar a campanha, possibilitando uma ação articulada e efetiva por parte das Pastorais da Juventude de toda a Arquidiocese.

    Encontramos-nos lá!


    Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude
    Arquidiocese de Pouso Alegre

    0 comentários:

    Postar um comentário