• quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

    MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE!

    O que é mística? O que é espiritualidade? Quem tem mística e espiritualidade? Por que falamos de mística e espiritualidade? Estas perguntas estão no coração de nossa juventude espalhada por Nossa América. É claro que as respostas serão, dentro de cada um, de cada uma, bem diferentes, mas irão se complementar no cotidiano da caminhada que fazemos em conjunto. Todos/as nós carregamos em nossas entranhas o sopro e o espírito divinal, portanto, somos desde o nascimento, envolvidos de Mística e de Espiritualidade. Falamos de Mística e de Espiritualidade porque somos discípulos e discípulas do Moreno de Nazaré. É bem verdade que, mais do que falar, nós sentimos a Mística e a Espiritualidade dEle. É o que nos motiva a entrar na luta pela defesa cotidiana e constante da Vida no Reino. Falamos aqui da Mística e da Espiritualidade Cristã e da Libertação, onde a juventude deste Continente sempre foi vista como impulso e revitalização da Igreja, independente do cenário que possa estar em vigor. Vedoato (2008) em seu livro Teologia, Teologia da Libertação, Pluralismo Religioso, nos diz que espiritualidade libertadora é aquela que segue os ensinamentos da Teologia da Libertação e, em termos de uma cristologia da libertação, significa um agir de fé à luz do espírito de Jesus, efetivando no palco histórico uma verdadeira opção evangélica pelos pobres. E ele segue dizendo que nos nossos dias o prosseguimento de Jesus como espírito torna-se o fundamento central para situar e entender corretamente a espiritualidade cristã. Para efetivamente concretizar a espiritualidade cristã libertadora no seio do continente latino-americano, propõe-se os seguintes passos: 1º. Passo: Considerar a realidade latino-americana como uma realidade de contradições, muitas vezes ao avesso da oração do Pai Nosso. 2º. Passo: Frente a essa realidade, renunciar a qualquer postura de indiferentismo e provocar uma leitura teologal dessa mesma realidade. 3º. Passo: Efetivar à luz da fé, uma práxis com o objetivo de lutar contra toda pobreza e exclusão, contra toda forma de vitimação da vida, contra toda forma de desrespeito ao diferente e contra toda forma de negação de Deus como o Deus da vida. 4º. Passo: Procurar realizar essa prática tanto de forma individual quanto comunitária, buscando criteriosamente discernir pessoas e organismos que possam ajudar nessa ação. 5º. Passo: Não esquecer de sempre alimentar-se da fonte, da mola propulsora de toda esta práxis: Jesus Cristo. Falamos aqui da Mística e da Espiritualidade que borbulha dentro de nossa Pastoral da Juventude: O Mistério Pascal do Moreno de Nazaré. Muitos jovens vieram antes de nós e testemunharam os ares da abertura do Concílio Vaticano II, de Medellin, de Puebla; se colocaram em missão e levaram o Evangelho a todos os cantos deste Continente. Somos frutos destes testemunhos proféticos; somos frutos da libertação de uma teologia européia para uma Teologia da Libertação, onde tem como centro o Moreno de Nazaré e sua prática e pedagogia libertadora em direção aos Pobres. Muitas cruzes foram levantadas, sangue inocente foi derramado por causa da Palavra germinada nestas terras continentais, de rostos indígenas, negros e brancos. Nossa Mística e Espiritualidade é martirial. E com o sangue de nossos/as mártires não se pode brincar. Nossa Mística e Espiritualidade é diaconal. Nossa Mística e Espiritualidade é de comunhão. Nossa Mística e Espiritualidade é de anúncio e de denúncia. Nossa Mística e Espiritualidade é de defesa constante da Vida. No Brasil, na Nossa América Afro-Latíndia, o compromisso com as causas do Reino, nas causas do Povo, fizeram da Pastoral da Juventude, um ponto de encontro, um porto seguro, para as discussões sócio-políticas, religiosas e econômicas, que não podem e nem devem ser vividas, entendidas e interpretadas separadamente. ..é o Caminho de Emaús a ser percorrido! E não há caminho a ser percorrido sem cruz a ser carregada! Falar de Mística e Espiritualidade nos dias atuais é encontrar em nós e na comunidade, o mistério que nos faz viver com os pés no chão, atentos aos apelos e aos clamores do povo, com o coração e os ouvidos bem abertos para o que Deus tem a nos dizer. A palavra Mística tem sua raiz na palavra mistério (mysterion - em grego - Mc 4,11; 1Cor 2,1.7; Cl 1,27; Ef 1,9.). A palavra Espiritualidade tem sua raiz na palavra espírito (ruah - em hebraico - Gn 2,7.). Mística é o fio condutor, uma linha invisível que une a memória e os sonhos, que une a história e a utopia, que une o passado e o futuro, e que faz do presente uma grande festa, uma grande celebração, um grande banquete. Espiritualidade é aquilo que faz no ser humano uma transformação; já diria Leonardo Boff. Necessitamos do mistério. Necessitamos do invisível. Necessitamos do sagrado que sempre habitou em nós, mas agora surge com a força de águas represadas. E desta água que iremos beber nunca mais teremos sede. Indicamos alguns passos para o itinerário da Mística e Espiritualidade na Pastoral da Juventude: 1º. Passo: Fazer silêncio! A juventude deve perceber que é no silêncio que Deus se revela a nós e nós nos revelamos a Ele; entender que ao calar nossas vozes internas e externas, todo o nosso ser se cala e aguçam-se nossos sentidos na esculta, na ausculta, daquele que vem. 2º. Passo: Pedir humildemente a ajuda do Espírito Santo! É necessário pedir ao Pai que mande o seu Espírito. Pois, sem esta ajuda do Espírito de Deus, não é possível descobrir o sentido da Palavra proclamada pelo Filho para o seu povo hoje. 3º. Passo: A Leitura Orante da Bíblia! A juventude deve subir os degraus: Primeiro degrau: A Leitura: o que o texto diz em si? Segundo degrau: A meditação: o que o texto diz para mim, para você? Terceiro degrau: A oração: o que o texto me faz dizer a Deus? Quarto degrau: A contemplação: ver o mundo em que vivemos com os olhos de Deus, saboreando o jeito de ser e agir de Deus; o quanto Ele é bondoso e o que faz por nós e para nós. 4º. passo: O Ofício Divino das Comunidades! (experiência e vivência litúrgica brasileira à luz da Liturgia das Horas em que o grupo de base se reune e faz sua revisão de vida, cantando e rezando juntos com os pés no chão.). No Brasil já se encontra os herdeiros desta tradição: O Ofício Divino da Juventude e o Ofício dos Mártires da Caminhada. 5º. Passo: A escuta do grito dos pobres e do grito da Terra: a Ecoteologia da Criação. 6º. Passo: Fazer descer da cruz os pobres. 7º. Passo: O contato com a literatura especializada sobre o tema! E aí podemos indicar autoras e autores, Vera Bombonatto, Ivone Gebara, Maria Lopez Vigil (Um tal Jesus), Maria Freire da Silva, Terezinha Cavalcanti, Rose Marie Muraro, Maria Clara L. Binbemer, Delir Brunelli, Lucia Weiler, Adélia Prado, Claudete Ribeiro de Araújo, Nancy Cardoso, Luiza Etsuko Tomita, Silvana Suaiden, Leonardo Boff, Pedro Casaldáliga, Frei Betto, Gustavo Gutiérrez, Helder Câmara, Segundo Galilea, José Maria Vigil, José Ignacio Lopez Vigil (Um tal Jesus), Rubem Alves, João Batista Libanio, Frei Carlos Mesters, Jon Sobrino, Marcelo Barros, Paulo Suess, Jung Mo Sung, Luiz Carlos Susin, Faustino Teixeira, Pablo Richard, José Comblin, Clodovis Boff, Giovani Marinot Vedoato, entre outros que a pesquisa séria e dedicada irá fazendo brotar por si só. Nossa Mística e Espiritualidade depende da disponibilidade do tempo que guardamos para estarmos em oração. Toda oração é um diálogo sincero com Deus. É um diálogo onde nós O escutamos em plenitude. Orar a Deus é silenciar o nosso ser para que Ele fale. Melhor do que explicar o que seja uma oração, é fazer uma oração a Deus. Oração não é pedido, não é louvor, não é luta... Oração é apenas oração. É se colocar na frente de Deus por inteiro/a, como era no princípio. É cantar uma linda poesia em forma de... oração: Vou fazer uma oração (*) Vou fazer uma oração pedindo paz e proteção para todos os seres humanos todos os dias do novo ano Vou fazer uma oração para quem perdeu tudo perdeu casa, perdeu amores tudo que era bom e profundo Vou fazer uma oração pensando no futuro de nossa gente no presente desta semente jogada neste chão No chão da vida, nasce o povo de Deus No Deus da vida, nasce o povo dos céus Vou fazer uma oração pedindo força e harmonia para quem chorou pra quem deseja sabedoria Eu vou fazer uma oração no momento da despedida no carinho do abraço no sorriso da menina Vou fazer uma oração pra consolidar a nossa amizade pra bendizer toda a juventude caminho de fraternura e verdade No chão da vida, nasce o povo de Deus No Deus da vida, nasce o povo dos céus (* Letra: Emerson Sbardelotti / Música: Lula Barbosa – a música pode ser escutada no myspace: www.myspace.com/emersonsbardelottioficial ) "A Mística e a Espiritualidade são uma aventura comunitária. Passagem de um povo que faz o seu próprio caminho seguindo Jesus Cristo em meio à solidão e às ameaças do deserto. Essa experiência espiritual é o poço do qual temos de beber. Ou mesmo, hoje, na América Latina, nosso cálice, promessa de ressurreição" (Gustavo Gutiérrez). Que nossa juventude possa experimentar do cálice...há muita coisa a ser feita...o Reino ainda não chegou. Na Paz militante do Reino da Vida! No Sonho do Outro Mundo Novo Possível! Para refletir: 1. Como estão a mística e a espiritualidade nos nossos grupos de base? 2. Se pode afirmar que há de fato uma mística e espiritualidade cristã e da libertação em Nossa América? Justifique apontando exemplos reais. 3. O artigo não está fechado nem encerrado, é apenas o início de uma discussão. Qual é a sua colaboração em relação à mística e espiritualidade que você gostaria que fosse acrescentada ao artigo? Emerson Sbardelotti Estudante do Curso Superior de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Autor dos livros: O Mistério e o Sopro - roteiros para acampamentos juvenis e reuniões de grupos de jovens. Brasília: CPP, 2005. Utopia Poética. São Leopoldo: CEBI, 2007. Membro do grupo de assessores da PJ da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

    domingo, 21 de fevereiro de 2010

    Socializando Materiais da campanha da fraternidade de 2010

    Olá companheiros/as da Rede de Formadores em Economia Solidária Na página eletrônica do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (www.fbes.org.br/cf2010) está disponível um conjunto de materiais de divulgação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010, cujo menu de conteúdo pode ser visto abaixo. Também há material de divulgação sobre a CFE 2010 na página eletrônica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/241-cf/242-cf-2010). Com o tema Economia e Vida, a CFE 2010 debaterá a importância das iniciativas de economia solidária, de agroecologia, das iniciativas e movimentos que pressionam em favor da reforma agrária, direito à alimentação, campanhas de consumo consciente, dentre outros. Por isso nosso movimento se articula para promover a divulgação da Ecosol, sem esquecer que este ano queremos ter o apoio da sociedade para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, propondo uma legislação para a Economia Solidária. Queremos coletar mais de um milhão de assinaturas para encaminhar a proposta ao Congresso Nacional. Por todos estes motivos, a Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de formação/mobilização que deve ser aproveitada. Todos/as que tiverem outros materiais disponíveis sobre a Campanha ou a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, por favor disponibilizem para a Rede de Formadores. fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5015&Itemid=62

    quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

    ESTAMOS NA RETA FINAL...Programação da Assembleia Arquidiocesana

    ABAIXO ESTÁ A PROGRAMAÇÃO DA ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAIS, PEDIMOS ORAÇÕES PARA QUE A JUVENTUDE SEJA LEMBRADA POR NOSSAS LIDERANÇAS!!!! CONVOCAÇÃO ESPECIAL: NO DIA 28/02/2010 A MISSA DE ENVIO É LIBERADA PARA TODOS, VAMOS MOBILIZAR A JUVENTUDE PARA COMUNGAR JUNTAMENTE COM OS DELEGADOS ESSE MOMENTO TÃO IMPORTANTE PARA NOSSA ARQUIDIOCESE!!! Inspiração Bíblica: O encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,1-30.39-42) Tema: A Arquidiocese se reúne, deixa seu jarro, organiza-se e sai como testemunha (Jo 4,21-26) Local: Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Paróquia São José Operário Dia 27/02- Sábado 8h30min- Chegada, crachás, café. (Seminário) 9h- Acolhida e Missa de Abertura (Igreja São José Operário) 11h30min- Orientações Gerais para Assembléia (Salão da Paróquia São José Operário) 12h- Almoço (Seminário) 13h30min - Apresentação dos resultados das Assembléias Setoriais (Salão da Paróquia São José Operário) 14hmin- Reuniões de grupo: relação das propostas a serem priorizadas. (Seminário) 15h- Mini Plenário: escolha de 3 principais prioridades e justificativas por escrito. (Seminário) 15h45min- Intervalo 16h15min- Apresentação das Prioridades e suas justificativas (Salão da Paróquia São José Operário) 17h15min- Momento Mariano (Salão da Paróquia São José Operário) Dia 28 – Domingo 8h- Chegada, café. (Seminário) 8h30- Oração Inicial (Salão da Paróquia São José Operário) 9h- Apresentação do resumo das prioridades e justificativas, abertura para intervenções e votação de três prioridades. (Salão da Paróquia São José Operário) 10h30min- Reunião de Grupo: Discussão em torno das 3 Prioridades. Cada grupo apresentará como concretizar cada prioridade. (Seminário) 11h30min- Intervalo de trabalho - Serviço da Secretaria (ECP) 12h- Apresentação das Ações (Salão da Paróquia São José Operário) 12h30min- Almoço 14h- Encaminhamentos dos trabalhos pós-assembléia (Salão da Paróquia São José Operário) 15h- Intervalo - Cafezinho 15h30min- Missa de Envio ( Igreja São José Operário) FONTE: http://www.arquidiocese-pa.org.br/v2/lerconteudo.php?id_noticia=345

    sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

    Irmã Dorothy Stang - Mártir da Terra

    Há exatos cinco anos aconteceu o assassinato de Irmã Dorothy Stang, grande defensora dos povos da terra, caminhava e lutava pelos seus direitos, o que infelizmente despertou a ira dos grandes fazendeiros, que tinham seus interesses contrariados, o que infelizmente resultou no seu mártirio e hoje (12/02/10), passado todo esse tempo, os responsáveis dessa bárbarie, ainda estão impunes!!! . Ir. Dorothy, foi um grande exemplo! E que o seu sangue não tenha sido derramado em vão... Que possamos continuar sua luta, assumir e caminhar com o povo... Acreditar que "um outro mundo é possível"... Seu exemplo, seu testemunho, sua fé e luta foram a verdadeira demonstração do Evangelho, onde à todo momento caminhou e defendou o povo, os seus direitos e a terra. . Assim como nosso Mestre Jesus, ela não cruzou os braços, confrontou e com isso (pelo próximo) pagou com a própria vida!... . Irmã Dorothy, vive!!! Sim, ela vive na causa, vive no coração de cada pessoa que sonha com uma nova sociedade - A Civilização do Amor - e busca, luta e caminha por ela!!! Dorothy - Mártir da Terra!!! . . "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar". (Ir. Dorothy) . (Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy, nasceu em Dayton no dia 07/06/1931 e foi assassinada em Anapu, dia 12/02/2005. Religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur.) fonte: http://henriquepejoteiro.blogspot.com/2010/02/irma-dorothy-stang-120210-5-anos-se.html

    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

    Cartilha de Economia Solidária da Campanha da Fraternidade agora para download.

    Com o tema Economia e Vida, a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano tem como um dos objetivos chamar atenção para a Economia Solidária como forma de desenvolvimento das comunidades e combate à pobreza. Para embasar a sociedade sobre o tema, a Campanha disponibilizou a cartilha “Economia Solidária: Outra Economia a Serviço da Vida”, material que será distribuído por todo o Brasil. A cartilha surgiu do diálogo entre Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Cáritas Brasileira, Instituto Marista de Solidariedade e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). O objetivo é trazer a Economia como algo que faz parte do nosso dia a dia como gestão da vida. Dessa forma, a Economia Solidária pode trazer soluções e apontar caminhos para que essa economia seja vitsa sob uma perspectiva humana e de cuidado com as relações sociais e o meio ambiente. “Esperamos que a publicação aproxime nosso diálogo com outros movimentos sociais e diversos atores e pessoas da sociedade”, diz a apresentação da cartilha. Baixe a Cartilha: http://www.caritas.org.br/arquivos/cartilha%20fbers.pdf

    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

    PEJOTEAR É PRECISO

    PEJOTEAR? Interessante este verbo que só existe na vida e no coração de quem faz uma opção radical pela defesa da vida e pelo Reino da Vida. Pejotear é você assumindo sua cruz nesta sociedade de crucificados todos os dias da vida, fazendo acontecer o Reino agora, neste momento crucial de nossa vocação de batizados/as levando às últimas consequências o Evangelho: "Que todos tenham Vida e a tenham em abundância". Para nós assessores é ter cravado no coração e na alma o mandato de João Batista: "É necessário que Ele cresça e eu diminua". Sempre fui um apaixonado pela causa da juventude e pela Pastoral da Juventude e a mensagem que sempre passo é: A PJ É COM AIDS...SE CONTAMINOU, NÃO VAI ENCONTRAR A CURA. E uma outra sobre a camisa vermelha da PJ: É A NOSSA SEGUNDA PELE...PODEM QUERER ARRANCÁ-LA DE TODOS OS JEITOS, MAS ELA TORNA A CRESCER E A CRESCER E A CRESCER. Na paróquia em que atuo, o padre me chamou para pensarmos um projeto que possa reavivar os grupos de jovens na linha de vivência da PJ...todos os grupos da paróquia são de RCC ou de suas ramificações...e não contribuem em nada com o crescimento pastoral da Paróquia. Só aceitei pois adoro um desafio...e no atual cenário de Igreja, este é um desafio bom demais para ser ignorado...rs... Sobre a Teologia da Libertação...essa galera da Canção Nova tem que ler mais...sempre peço a Deus: "Ó Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que falam". Fiz uma carta e mandei para cá para a lista a algum tempo atrás dizendo que a Teologia da Libertação é apenas a prática dos pobres latino-americanos e caribenhos frente à violência, frente ao abandono, frente à exclusão e à discriminação. É claro que houveram abusos na Teologia da Libertação...mas e os abusos que agora esses ditos "professores" ficam dizendo na tv...não são verborréias explícitas? Não são abusos também? Há espaço para todos/as dentro da Igreja Católica, me surpreende que volta e meia, esse pessoal que não tem nada melhor para fazer em casa, fique procurando motivo para acusar a TdL de marxista, de comunista, de teologia do Capeta...putz...o diabo é teólogo também? Acusam com a maior cara de pau, pessoas com um passado brilhante e que sempre estiveram a favor da defesa da vida, irmãs, padres, bispos, leigos, e são taxados com nomes pejorativos e depreciadores...e não se tomam nenhuma providência...isso sim é absurdo. Engraçado...quem veio antes foi o Cristianismo ou foi o Marxismo? Eu acho que esse povinho não participou das aulas de História Geral, nem de Geografia Política...ah...eu me esqueci, eles só sabem ficar em grupos de oração...esperando tudo cair do céu né...coitados...do céu só pode cair...chuva, raios, balão, avião e cocô de passarinho... Outro dia num bate papo no msn, teve um cidadão que me disse que havia saído da PJ e ido para um grupo de oração...falei no ato: "CARA...QUE RETROCESSO NA SUA VIDA HEIN"...aí ele retrucou dizendo: "AH, EU SAI POIS A PJ É MUITO POLITIQUEIRA..." falei de novo..."ME DESCULPE BROU...VOCÊ ESTÁ MUITO ENGANADO...A ÚNICA POLÍTICA QUE A PJ FAZ É A DEFESA DA VIDA...A MESMA POLÍTICA FEITA PELO MESTRE DE NAZARÉ...SE VOCÊ NÃO CONSEGUIU EXPERIMENTAR ISSO...ENTÃO É MELHOR VOCÊ REALMENTE REVER SUA CAMINHADA". Não tem jeito, quando a gente gosta de algo, a gente defende, independente do que outros possam pensar ou vir a falar. É por isso que agora estou ensinando a galera o verbo: EU PEJOTEIO TU PEJOTEIAS ELE/A PEJOTEIA NÓS PEJOTEAMOS VÓS PEJOTIAIS ELES/AS PEJOTEIAM Abraços fraternos na paz militante do Reino da Vida. Emerson Sbardelotti