• domingo, 7 de outubro de 2012

    8 Perguntas sobre o DNJ 2012


    1.         O que é DNJ?
    O DNJ - Dia Nacional da Juventude é celebrado na Igreja do Brasil há 27 anos, sempre o último domingo do mês de outubro em todas as Dioceses do País, é um momento propício para Juventude se reunir para celebrar o seu dia, sua vida, suas conquistas. Trata-se de um dia festivo, de encontro, mas também um momento para se refletir sobre um tema pertinente a realidade juvenil em nossa sociedade. O DNJ originalmente foi uma atividade iniciada pela PJ (Pastoral da Juventude), porém, não restrito a ela. Hoje em dia com o advento dos movimentos juvenis, todos são chamados a celebrar esse dia festivo. Outrossim porque hoje a CNBB nos pede que haja nas Dioceses o Setor Juventude, que compreende todas as expressões Juvenis (PJ, TLC, RCC, JOVISA, entre outros). Em nossa Arquidiocese, quem está responsável pelo DNJ deste ano é a Subcomissão Juventude.

    2.         Em que data, horário e local será realizado o DNJ?
    Esse ano o DNJ acontecerá no domingo dia 28 de outubro, das 8h30min às 16h30min, na quadra poliesportiva da Escola Profissional (Pavonianos) em Pouso Alegre, perto da Rodoviária e ao lado do Colégio São José. Especialmente este ano o DNJ será arquidiocesano e não setorial, pois quer-se reunir a Juventude Arquidiocesana para celebrar o seu dia e ser também uma preparação para o “Bote Fé”, quando estaremos recebendo a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora em março de 2013. Ser também uma preparação para a JMJ Rio 2013.

    3.         Que tema será abordado no DNJ 2012 e por quê?
    O tema proposto para celebração do DNJ desse ano é: “Juventude e Vida” e lema: “Que vida vale a pena ser vivida?”. A escolha do tema e lema do DNJ leva sempre em consideração o tema da Campanha da Fraternidade do ano vigente e quer ser um aprofundador do mesmo na perspectiva para a juventude. Com a pergunta “que vida vale a pena ser vivida?”, poderemos refletir sobre a realização da vida plena, através de nossos projetos de vida pessoais e dos projetos de sociedade.

    4.         O que se pretende e espera para o bom êxito deste DNJ?
    A Subcomissão Juventude pretende fazer do DNJ 2012 um momento de encontro celebrativo da Juventude Arquidiocesana, bem como preparar nossa Juventude para o Bote Fé e também para a celebração da JMJ. Espera-se também o empenho de nossas juventudes protagonistas envolvidas e também apoio de nossos Padres aos Jovens, lembrando que a opção pela Juventude é uma das prioridades assumidas na última Assembleia Arquidiocesana e o DNJ configura-se como um instrumental privilegiado de Evangelização da Juventude como recorda o Doc. 85 da CNBB.

    5.         Quais exigências serão propostas aos jovens que desejarem participar do DNJ?
    Não diria exigência, mas pedimos aos Jovens que forem participar do DNJ que levem suas esperanças, alegrias, dificuldades, anseios, sonhos, entusiasmo, medos, conquistas para fazermos desse dia uma autêntica celebração da Juventude Arquidiocesana. Enfim, que o Jovem venha motivado para participar daquilo que será proposto no DNJ. Além disso, é interessante que grupos articulados nas bases levem seus símbolos, bandeiras, faixas...

    6.         Haverá limites quanto ao número de jovens por paróquias para participarem do DNJ?
    Não há limite de participantes.

    7.         Que mensagem deixar aos pais e jovens das nossas paróquias e setor em relação ao DNJ 2012?
    R. Acreditem, apoiem, incentivem, motivem nossa Juventude. Como diria nosso Saudoso Beato Papa João Paulo II: “Jovem evangeliza jovem”. O que falta muito hoje em dia é acreditarmos nos Jovem e dar-lhes uma especial atenção. Que o DNJ 2012 se configure como uma forma de carinho e atenção especial da Igreja particular de Pouso Alegre aos jovens de nossas paróquias.
    8.         Quais os principais detalhes que preciso saber?
    Tema: “Juventude e Vida”
    Lema: “Que vida vale a pena ser vivida”
    Data: 28 de outubro de 2012
    Local: Escola Profissional Delfim Moreira
    Endereço: Rua Mons. José Paulino, 371, centro, Pouso Alegre/MG (ao lado do colégio São José)
    Horário: 08h30min às 16h30min (encerramento com a Santa Missa)
    Haverá lanchonete no local, mas não terá almoço.

    Se ainda tiver alguma dúvida, envie ela para welington2000@gmail.com

    Reações:

    Um comentário:

    1. O DNJ era uma Atividade Permanente das Pastorais da Juventude - PJR, PJMP, PJE e PJ - (na época, PJB), nunca apenas da PJ. Hoje é organizado pela Comissão Episcopal.
      É bom que nos textos isso esteja claro!

      ResponderExcluir