• terça-feira, 18 de junho de 2013

    EAPJ e caravana prometem!!! Não vão ficar só na viagem!



    No último domingo, 16 de junho, jovens da Caravana PJPA na JMJ, se reuniram na Comunidade Ação Pastoral (CAP) no bairro São Cristóvão cidade de Pouso Alegre. O encontro teve o objetivo de preparar ainda mais os jovens para o espírito da Jornada Mundial da Juventude. A Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, preocupada com a formação integral do jovem e em fazer com que a JMJ seja muito mais que um evento, objetiva que os jovens realmente possam estar preparados para muito mais que uma viagem, mas sim, para uma missão, que foi aceita desde o momento da solicitação para inscrição.
    O encontro foi marcado com a mística da Pastoral da Juventude, rodas de conversas e dinâmicas que fizeram compreender ainda mais o sentido de ser discípulo missionário.

    Compromissos assumidos
    Divididos em quatro subgrupos, os próprios jovens definiram juntos e apresentaram propostas de evangelização para serem vivenciadas e trabalhadas antes, durante e após a JMJ. Listam-se abaixo:
    ·         No compromisso com o próximo, o objetivo é de fazer uma divulgação através dos meios de comunicação, sobre o significado da JMJ, sua importância e seu verdadeiro valor para nossa Igreja, principalmente para os jovens. Viabilizarão essas informações através de rádios, redes sociais, vídeos... Além do próprio diálogo com o próximo.
    ·         No compromisso com o fortalecimento de sua fé, será uma boa participação para a JMJ, vivenciando a Semana Missionária. A participação nas atividades propostas pelas comunidades e principalmente no dia da Vigília, dia em que todos, ao mesmo momento estarão unidos em oração.
    ·         No compromisso durante a JMJ será aproveitar ao máximo para perceber a presença de Deus e sua manifestação na juventude, seu povo. Toda essa alegria e aprendizado na JMJ será necessário para ser fiel discípulo missionário de Jesus.
    ·         No compromisso pós JMJ, o grupo se reencontrará para transmitir e partilhar os momentos junto à outros jovens que não puderam participar da JMJ. A proposta do grupo é que o reencontro seja na Fazenda Esperança de Pouso Alegre. A partir daí, outras propostas de evangelização serão lançadas.
    “Mas o principal compromisso é fazer desta vivencia, um momento de fortalecimento na fé para continuarmos a missão que Jesus nos deixou, irmos todos a todos os povos e fazendo-os seus discípulos.” Contribuição apresentada na mística final.

    Orientações e sugestões
    A EAPJ ainda passou algumas orientações e sugestões acerca dos dias no Rio de Janeiro. As principais foram:
    • Não esquecer de levar sacos de dormir, colchonetes e/ou cobertores.
    • Levar poucas coisas como: 1 chinelo, 1 tênis confortável, 2 calças, 2 bermudas, materiais de higiene pessoal, camisetas, roupas intimas e outros pertences pessoais de preferência leves.
    • Remédios: Levar de uso de pessoal, se for o caso.
    • Alimentação: Levar barras de cereal, bolachinhas...
    • Levar capas de chuva e materiais para impermeabilização dos materiais
    Dentre outras orientações sobre o cronograma das atividades da caravana.
    O encontro culminou com a celebração do Ofício Divino da Juventude, agradecendo a Deus pelo encontro, que propiciou uma convivência e entrosamento inicial entre os integrantes da caravana, bem como, pedir as suas bênçãos para a missão que já havia começado.

    Veja as fotos no perfil Facebook: PJ Pouso Alegre Eapj

    0 comentários:

    Postar um comentário