• terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

    VI Curso Arquidiocesano de Formação



    A Pastoral Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre, realizou no último final de semana, 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro o 6º Curso de Formação, 39 participaram do curso.
    O objetivo do curso foi apresentar aos novos grupos e novas lideranças de grupos a Identidade da Pastoral da Juventude, tendo-a como tema.
    O Curso foi assessorado por uma equipe de 5 assessores, Wellington Angelo, Stefania Ferreira e Anderson Lucas de Gouvêa de Poços de Caldas e, também, por Fábio Moterani Silva Santos e André Martins, ambos de Pouso Alegre. Todos com uma grande caminhada de Pastoral da Juventude.
    Na sexta-feira, 31, o curso já se iniciou com a dinâmica de apresentação mostrando aos participantes a importância e o imenso valor de se ter uma identidade, seguido, uma oração da noite na mística dos Discípulos de Emaús.
    No sábado pela manhã foi apresentado um resgate histórico dos 40 anos de Pastoral da Juventude, mostrando suas “raízes”, como surgiu a PJ. Em seguida, uma apresentação sobre os símbolos. A parte da tarde foi muito dinamizada apresentando aos jovens a MÍSTICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE. Ainda fora a apresentado o TRIPÉ DO CRISTÃO: FÉ, AÇÃO e ESTUDO, mostrando a importância dos 3 na vida do cristão e que se um deles vir a faltar não é possível caminhar como verdadeiro Cristão.
    No início da noite assistiram ao filme O Anel de Tucum, selando ao final com um Anel de Tucum para cada jovem que quisesse fazer aquele compromisso que fora apresentado no filme. Houve ainda, logo após o filme, um debate sobre a carta escrita recentemente pelo Pe. Jorge Boran, com a temática: “A PJ acabará?”
    No domingo a após a oração da manhã, Welington da Equipe Arquidiocesana falou sobre as atividades do ano de 2014, destacando as reuniões ampliadas, uma gincana de formação, Assembleia Arquidiocesana da PJ e um encontro de todos os grupos de Pastoral da Juventude da Arquidiocese no final do ano.
    Os assessores concluíram o curso com um vídeo “Ser Cristão” e motivaram os jovens a assumirem seu papel de jovens Cristãos e fazerem a diferença na igreja e na sociedade. Os jovens cursistas assumiram um gesto concreto que será fazer uma grande movimentação em Pouso Alegre, celebrar e ainda ajudar instituições de caridade. Os jovens já estão desde a saída do curso pensando e articulando essa atividade.
    As paróquias de onde vieram os jovens participantes receberão tempestivamente o relatório completo do curso, bem como os próprios jovens, nos endereços de e-mails cadastrados no ato da inscrição.





    Reações:

    0 comentários:

    Postar um comentário