• quarta-feira, 22 de abril de 2015

    Dom Vilsom Basso é o novo presidente da Comissão para a Juventude da CNBB


    O bispo de Caxias do Maranhão (MA), dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vilson Basso recebeu 171 dos votos do total de 273 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 138 votos para o cargo.

    Currículo

    Dom Vilson Basso é natural de Tuparendi (RS), nascido em 16 de fevereiro de 1960. Ingressou para o Seminário de Filosofia em 1979, e concluiu a formação em Teologia no ano de 1985, sendo ordenado presbítero, no mesmo ano. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).

    Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu em São Paulo e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas

    Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo papa emérito Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano.

    Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.

    Comissão para Juventude

    A CEPJ foi criada por decisão da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011, a partir do Setor Juventude, anteriormente vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Seu primeiro presidente foi o bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, nomeado hoje como bispo de Jaboticabal, no interior de São Paulo.
    Além de Dom Eduardo e Dom Vilsom, o bispo de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, também é integrante da primeira composição da CEPJ, além de dois assessores nacionais, padre Carlos Sávio Ribeiro e padre Antônio Ramos Prado.
    Fonte: com informações dos site da CNBB e PJ Nacional

    Reações:

    0 comentários:

    Postar um comentário