• segunda-feira, 27 de abril de 2009

    Significado do Anel de Tucum

    Muita gente (amigos, colegas e até familiares) me pergunta o que significa a "grossa argola" negra que carrego no anular da mão direita. Bom, imaginando que mão e dedo não interferem no significado do anel de tucum (esse é o nome da tal "argola"), costumo responder que se trata de minha opção pelas lutas populares, pelas classes subalternas. Trata-se, pois, de uma aliança popular, de um pacto de honra e determinação por fazer tudo que estiver ao meu alcance, como indivíduo e como ser social, para levar adiante a reivindicação de direitos e a esperança por um mundo realmente humano e fraterno. Na explicação que publico abaixo - encontrada sem autoria nas venturosas páginas da rede mundial de computadores e sensivelmente editada por mim - está a origem histórica e religiosa dos grandes pactos, das grandes alianças... E também alguns emblemas para refletir sobre a força e a importância do anel de tucum , que carrego no dedo e, principlamente, no coração, na ação cotidiana apaixonada... Muitas pessoas perguntam qual é o significado deste anel preto, utilizados pelos adeptos da Teologia da Libertação, e por integrantes das Pastorais da Juventude. Algumas pessoas, o utilizam apenas pelo visual, sem conhecer ou se importar com o seu real significado. Para nós, adeptos dos movimentos eclesiais de base, admiradores dos ideais da Teologia da Libertação, engajados em movimentos sociais e integrantes das Pastorais da Juventude, este anel significa o compromisso com as causas descritas no trecho abaixo por Dom Pedro Casaldáliga. "(...) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (...)". No filme chamado "O Anel de Tucum" você pode ouvir o próprio Pedro Casaldáliga falando sobre o anel. ver parte do filme: www.youtube.com/watch?v=0iJKVjWes7g -

    43 comentários:

    1. Fiquei muito feliz por ter encntrado o significado do anel, pois uso o mesmo há cinco anos, e até hoje minha família odeia que eu use.

      Agora sim, vamos ver se eles param de me encher! Aff!

      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Teológica da libertação é uma heresia de cunho (viés) marxista condenada pela Igreja.

        Excluir
      2. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      3. Condenado pela igreja, é cristão expressar opinião centrada no preconceito, Condenado pela igreja, é cristão apoiar e ou propagar discurso de ódio, ser favorável a liberação do porte de armas,pena de morte , tortura e outras aberrações causadas pela intolerância de mentes doentias.

        Excluir
    2. Olá,
      Gostaria de adquirir um anel de tucum, como faço? por favor poderiam entre em contato comigo pelo e-mail asoldi@hotmail.com, obrigado!

      Agenor

      ResponderExcluir
    3. gostei muito de saber o significado deste anel. eu o uso e várias pessoas pessoas próximas a mim também. agora sei o seu verdadeiro significado.

      ResponderExcluir
    4. Ah, obrigado por tirar uma dúvida minha, e esclarecer melhor esse negócio. Muito obrigado.

      ResponderExcluir
    5. Teologia da Libertação = Lixo teológico héretico

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meu amigo você não sabe oque diz !
        Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas.

        Teologia da Libertação é um movimento cristão de teologia política, que engloba várias correntes de pensamento que interpretam os ensinamentos de Jesus Cristo em termos de uma libertação de injustas em condições econômicas, políticas ou sociais.

        Se você não busca a melhoria comunitária, então você precisa reavaliar oque você sabe!

        Excluir
      2. Lamento por ti que se diz cristão, mas é o mais puro comportamento de Herodes, Pilatos, Hitler e tantos outros anticristaos que conhecemos. Busque uma resposta interior para os teus dramas.

        Excluir
      3. Teologia da Libertação = Lixo teológico héretico

        Excluir
      4. Anonimo sim, pois não tenho paciencia para me cadastrar neste blog, que me enoja, fui....

        Excluir
      5. É impressionante como ainda hoje, muitos continuam a idolatrar figuras humadas, como "santo padre", santo na terra só existiu um, Jesus Cristo; O que falta no amado irmão é o verdadeiro cristianismo: (Amar o próximo como a si mesmo).Se os homens um dia chegarem a obtenção dessa capacidade,pronto. Acaba com todos os problemas da humanidade.
        Com o amor pelo próximo, você não mais vai se achar o bonzão, o dono da verdade,idolatrar pessoas nem imagens,vai saber respeitar as diferenças,em fim,você já entendeu: Amar o próximo como a te mesmo.

        Excluir
      6. "vai saber respeitar as diferenças" acho que é isso que falta em você, uma palavra chamada tolerância.

        Excluir
      7. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
        Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
        Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
        Hebreus 6:10-12
        Para aqueles que falam dos santos, deveriam estudar tanto a bíblia, quanto a história da igreja primitiva, já que dizem que a igreja católica não é ela. Por esse motivo o dia 1º de Abril é um dia protestante, por conta do orgulho.

        Excluir
    6. Lixo é todo o preconceito e os extremistas...por causa de pessoas que não aceitam o diferente, que vivemos num mundo de guerras e tantas mortes

      Vou desenhar porque tem gente que não enende a escrita:
      Teologia=Deus=Jesus=Libertação

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A TL é o mau encrostado na face da igreja!
        Essa Teologia , ATEUlogia melhor dizendo, não prega o que o Santo Padre ORDENA!
        O PAPA João Paulo II, condenou essa ATEUlogia e o PAPA BENTO XVI meu caro IRMAO reafirmou o que foi dito pelo seu antecessor. Seu és Católico Apostólico Romano, Siga as instruções do Santo Padre! Caso contrário, crie sua própria igreja. Aqui no Brasil é baratíssimo criar uma religião, com 400 reais se faz uma.

        Excluir
      2. Meu caro, um anel não mudará nosso mundo. Creio que a mudança, a fraternidade e a igualdade que almejam, acontecerá mais, porque já acontece, a partir da hora em que todos se unem na comunhão eucarística na santa missa, ou seja, na fé católica. Nesta fé há unidade, pregá-la indicará um caminho melhor. Quanto ao sinal do anel, já utilizamos relíquias e o crucifixo. Isso prova o quanto a "teologia" da libertação não é católica, nem mesmo se preocupa com Cristo, mas com o comunismo. Lamento encontrar em um blog de jovens católicos estas informações. Estou a disposição para mais informações.
        PAZ E BEM!

        Excluir
      3. Devemos nos libertar das simbologias antigas como da babilônia e outras civilizações antigas que apoiam uma fé morta em objetos inanimados que nada fazem por nos , a ação humana e a coragem de mover desafios social e políticos isso sim faz diferença um povo unanimes na fé em uma só proposito pode mudar muita coisa . Deus ilumine e abençoe cada um de nos .

        Excluir
    7. eu uso o anel de tucum...e fiko adimirada de saber o significado de agora em diante me empenharei nessa causa

      ResponderExcluir
    8. Eu via pessoas usando isso e tinha curiosidade de saber o significado e por isso procurei no Google encontrei aqui.Sou teólogo e não concordo com a Tologia da Libertação pq tem pouco de teologia, prefiro a missão Integral da Igreja, difundida pelo teólogo latinoamericano René Padilla.

      ResponderExcluir
    9. Olá...
      Ja estou algum tempo procurando o anel e ñ acho de jeito algum:( Alguém poderia me dizer um lugar qe eu possa encontrar?!
      Desde já agradeço!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, vc encontra estes aneis em qualquer lojinha de bijuterias e na beira da praia.

        Abraços!

        Excluir
      2. meu caro, vc. consegue estas alianças legítimas nas livrarias cristãs e católicas. O significado dela é a identificação com pessoas que lutam contra as desigualdades e são sensíveis a causas sociais.
        Abraço fraternal

        Excluir
    10. Olá...foi muito bom ter encontrados voces falando sobre o significado do anel,sabe porque uma garoto riu de mim e falou coisas muitos ruins dele,agora eu vou mostrar para ela o que significa.

      ResponderExcluir
    11. que aliança com a causa indígena é essa que você cita ta texto? Os indígenas tem muitas alianças com entidades!!!melhor pesquisar mais...o significado poder ser esse, mas a origem também é muito importante!!

      ResponderExcluir
    12. A Paz de Cristo e o Amor de Maria!
      A teologia da libertação foi condenada pelos Papa João Paulo II e Bento XVI, porque coloca o homem no lugar de Deus! Amar a Deus sobre TODAS as coisas e pessoas e ao próximo como a si mesmo. Pobres sempre tereis no meio de vós, disse Jesus; se Ele quisesse criar assistencialismos ou ser um revoluncionário político, Ele continuaria a multiplicar os pães e se juntaria a Judas e Barrabás e se elegeria rei do Judeus, contra Roma, mas Ele não fez nem uma coisa nem outra. Quem ama a Deus sobre todas as coisas, ama também o seu irmão! É consequencia! Jovens, cuidado com os vossos "pastores", pois muitos se vestem de ovelhas mas são lobos! Leiam mais a Biblia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A teologia da libertação não põe o homem no lugar de Deus. O próprio Cristo relaciona, de modo especial, a libertação com a consciência da verdade: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32), essa teologia é quando o homem amadurece para a justiça e luta pelo seu direito, e pelos seus, tanto dentro quanto fora da Igreja. Assim como o próprio Papa Francisco disse, a Igreja precisa de jovens que sejam revolucionários, que lutem pela Igreja para ter o seu lugar e fazer o bem, levar a palavra de Deus a diante, esse anel tem esse significado, dedicar sua vida e seus feitos para o bem comum, "Amar o próximo como a ti mesmo", fazer o bem não importando a quem.

        Excluir
      2. mais também disse, que tinham que ter cuidado para que os jovens não fossem manipulados! a maioria dos grupos ligados a tl. tem seus jovens na base juvenil de partidos políticos.

        Excluir
    13. A minha é feita de chifre polido que pertencia a minha bisa avo

      ResponderExcluir
    14. Utilizo um anel de ferro, com a oração do Pai-Nosso nele escrito. Sou acólito e como sinais deste comprometimento com Deus e a Igreja, utilizo o anel de ferro e o crucifixo.

      ResponderExcluir
    15. Uso o ANEL DE TUCUM e tenho muito RESPEITO admiração por este grande homen chamado JESUS CRISTO O SALVADOR so com ele e para ele podemos mudar o mundo que temos hoje

      ResponderExcluir
    16. Originalmente tem significado da amizade, pacto matrimonial, resistência e libertação. Isso entre índios e negros. Os escravos selavam seu matrimônio com o anel de tucum porque não tinham acesso aos metais, o ouro simbolizava a elite. Os católicos que mais tarde aderiram ao anel para simbolizar seu compromisso com os pobres... Isso de acordo com o Wikipédia, porque tudo que consegui, tirando isso, foram informações repetidas como esse texto, que aparece em diversos blogs. O interessante é que também simboliza compromisso com as causas indígenas, o que os primeiros padres católicos que aqui chegaram não tinham, tinham o único compromisso de impor uma religião enfraquecida, destruindo uma rica cultura. Ah... Mas você pode dizer que estes padres salvaram os índios da escravidão do homem branco, suas intenções eram puras, era de mostrar o salvador, a única verdade verdadeira absoluta... Primeiro, Cristo é salvador para os cristãos, mas acho que existe bastante religião no mundo, ou seja, diversas verdades e diversos salvadores. Mas ALGUNS cristãos têm o terrível hábito de desrespeitar muitas religiões, chegam impondo, é assim que tem que ser e ponto. É essa a verdade, e ponto! A palavra de DEUS, e ponto! Bom, pode ser para vocês, mas muitos têm outras crenças que assim como vocês, tiveram desde criança uma educação para acreditar em sua determinada ''verdade'', verdade essa que dá sentido a sua vida. Assim, na minha humilde opinião, não é nada legal você chegar arrogantemente e dizer que aquilo tudo, o sentido da vida da pessoa, é tudo errado. Poxa, quanta consideração, quanto amor ao próximo. Eu acho que para você aderir uma religião, se você não tiver ou se você quer mudar porque aquela outra religião combina mais com você, VOCÊ é que tem que ir atrás e não chegar alguém impondo isso. Você tem que ler a respeito, estudar a respeito, procurar conhecer. O que defendo é apenas que seja considerado que tem-se um leque de opções. Que aquela que está sendo apresentada é apenas uma de muitas ‘’verdades’’. Só isso. Tolerância, meu povo. Só isso. Afinal, o que todos queremos, pelo menos é o que acho, é amor, é sentido para nossa vida, um guia de como vivê-la, não ordens. E quando falo disso me refiro a todas as religiões, havendo mútuo respeito as coisas com toda certeza irão melhorar. Respeito esse que não existiu com os nossos amigos índios e sua cultura, nem aos negros que foram ‘’ignorados’’ pela Igreja na época. Evangelizar impondo que aquela verdade é ÚNICA e ABSOLUTA, para mim é arrogância, falta de respeito. Ufa! Por isso, é interessante o uso do anel, mas muita coisa mudou daqueles tempos para cá. Então, acho que você pode usá-lo como quiser considerando seu significado original. :)

      ResponderExcluir
    17. Esse anel e encontrado muito no meio catolico, va nas lojas de Roma comprar um e voce verá se tem kkkk

      ResponderExcluir
    18. A equipe arquidiocesana da pastoral da juventude se diz adimiradora da teologia da libertação? A que foi condenada por dois Papas? O Arcebispo está sabendo disso? Que absurdo!

      ResponderExcluir
    19. A equipe arquidiocesana da pastoral da juventude se diz adimiradora da teologia da libertação? A que foi condenada por dois Papas? O Arcebispo está sabendo disso? Que absurdo!

      ResponderExcluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sílvia: Graças a Deus na minha paróquia não há PJ! Há muitos anos tenho sido formada para saber o que é a TL e instruído as pessoas a não deixar com que as heresias praticadas por ela cheguem em nossa comunidade! As pessoas estão CEGAS! Karl Marx e Gramsci acham que vão vencer, pois lembrem-se as portas do inferno não derrotarão a Igreja de Cristo e, no fim, o Imaculado Coração de Maria triunfará! Christo Nihil Praeponere!

        Excluir
    21. Teologia da Libertação. TL = TUDO LIXO.
      POR FAVOR MEUS FILHOS NÃO SIGAM ESSE MOVIMENTO, ESTE OS LEVARAM PARA LONGE DE DEUS, POIS ESSE MOVIMENTO AGE COMO LOBO VESTIDO DE OVELHA. FUJAM EM QUANTO É TEMPO, CONFESSEM-SE E APEGUEM-SE AO SANTO TERÇO. ASSIM NOSSA MÃE MARIA SANÍSSIMA IMACULADA OS COBRIRA COM SEU MANTO. LEMBRE-SE DOS AVISOS EM FÁTIMA DITO POR NOSSA SENHORA: FILHOS FUJAM DO COMUNISMO (COMUNISMO E JUSTAMENTE O QUE A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO APOIA) POREM ESSA TEOLOGIA VAI OS ENGANAR. POR FAVOR FILHOS OUÇAM A VERDADE QUE LHES DIGO. Deus os abençoe e Nossa Senhora os proteja. #Paz&Bem.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas o "comunismo " deve ser muito tentador , pra ser tão temido (:))!Acorda !O comunismo acabou faz tempo, o Brasil nunca teve governo comunista. Mas se buscar a diminuição da desigualdade e defender a causa dos menos favorecidos for "comunismo " pra você, então Viva o Comunismo ! #JustiçaParaLula #Haddad13

        Excluir
    22. Acredito ser uma grande idiotice vc querer defamar quem usa um anel de tucum que a varios anos estou usando, e nao vou parar de usa-lo , nao como para provar que sou humilde, porque para mim a humildade esta dentro de kada um, estado de espirito, mas eu uso porque acho bonito, e pra mim tem grande representaçao, a propria historia retrata, alinça segnifica um pacto, e a minha seginifica um pacto com a simplicidade, acho bonito e vou usa-la ate o fim, obg.

      ResponderExcluir
    23. Me identifico com Jesus Cristo e sua palavra em prol dos oprimidos,o anel de tucum representa um compromisso com a mensagem social de Cristo.

      ResponderExcluir