• sexta-feira, 29 de outubro de 2010

    Dia Nacional da Juventude Arquidiocesano foi celebrado em Congonhal


    A cidade de Congonhal foi o palco de um do grandioso encontro arquidiocesano da juventude católica, que aconteceu neste domingo, dia 24 de outubro, a partir das 9 horas. Os jovens das cidades de Congonhal, Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, Santa Rita do Sapucaí, Monte Sião e Ouro Fino, fizeram-se presentes, juntamente a Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (EAPJ), para celebrar, em nível Arquidiocesano, o  Jubileu de Prata do Dia Nacional da Juventude. Este evento também contou com a querida presença dos padres João Luis e Estêvão Maurício, além de diversos seminaristas.
    Num primeiro momento os jovens se concentraram no salão de Festas Comunidade Bom Pastor, a Paróquia São José, onde fizeram a contagem regressiva para o DNJ relembrando os DNJ's passados onde celebraram a festa com a presença da Banda "Anjos do Altar" de Congonhal, além da Entrada da Imagem de Nossa Senhora da Obediência,
    Os jovens ouviram uma palestra com Luis César, ex integrante da EAPJ sobre o papel dos jovens na Igreja. Houve também apresentação da poesia Adolescer com a acólita Natália e o teatro do grupo CJC. O auge do encontro foi a Celebração Eucarística que contou com a participação da juventude cristã e a presença do assessor da Juventude do Setor Sapucaí Padre João Luis. A Paróquia São José foi representada pelo Padre Estêvão Maurício e o seminarista Robson. Também se fez presente diversos seminaristas, entre eles os seminaristas acompanhantes da PJ, Marcos Caliari e Samuel que foram os responsáveis pela organização da solenidade litúrgica.
    No momento de Ação de Graças, os jovens afirmaram seu compromisso com a "Campanha Nacional Contra o Extermíno da Jventude" assinando um abaixo assinado a ser encaminhado ao Deputado Recem eleito Ulysses Gomes reforçando a necessidade do papel do legislativo para que a juventude tenha vida em abundância. Em seguida, os grupos de base deram seus depoimentos falando da realidade pastoral de suas cidades.
    A alegria dos jovens por estarem reunidos como Igreja foi contagiante. Eles participaram ativamente da Santa Missa através dos cantos, das orações e do profundo silêncio que tomou conta do Salão na hora da pregação do padre João Luis. Ele, em sua reflexão, destacou a importância dos nossos jovens para a execução da Prioridade Juventude da Assembléia da Pastorais e a necessidade de que eles assumam cada vez mais o seu papel evangelizador em nossa Arquidiocese. Lembrou aos jovens sobre a importania dos jovem na "lembrança" e cobrança nos padres paroquiais, para tirarmos as ações pastorais do papel.
    Antes de encerrar a celebração, Padre João Luis, Assessor da Juventude - Setor Sapucaí, rezou a oração de Nossa Senhora da Obediência, com o objetivo de simbolizar a presença na arquidiocese de Pouso alegre e que a Mãe Deus está junto com a Juventude.
    O coordenador da Pastoral da Juventude fez os agradecimento, logo após houve a bênção todos os jovens e foi muito aplaudido pela juventude.
    O encontro do Dia Nacional da Juventude e a Festa do Jubileu de Prata do DNJ ficará marcado nos corações e nas almas de todos aqueles que vivenciaram este momento tão importante para a nossa Igreja Católica.

    0 comentários:

    Postar um comentário