• sexta-feira, 29 de outubro de 2010

    Uma opção histórica - Sobre o 2º Turno

    Tudo começou lá no Êxodo. Um dia Javé ouviu o clamor do povo, viu sua miséria e então desceu (Ex 3,7)... Desde então, sempre esteve em meio aos pobres. Já, a Igreja de Pedro... Diante dos últimos acontecimentos, decretou que os senhores bispos não se envolvessem em questões políticas, o que não deixa de ser um gesto político (claro! assim ela não fica mal com ninguém!). Que tristeza... Graças a essa falta de um posicionamento claro, seus fiéis não param de atacar uns aos outros, divididos em duas fileiras, cada grupo achando que tem o aval do Papa. Mas, e Jesus? Está com quem?
    Bom, ao longo da História, Ele sempre demonstrou que não está a favor das elites. Logo, não dá pra dizer que, nestas eleições, Cristo esteja com Dilma ou Serra. Este representa a direita, defensora do capitalismo neoliberal, embora queira se passar por socialista. Aquela representa a esquerda, historicamente socialista, embora seja a continuação de um governo que, mesmo caindo nas graças do povo, não implantou o regime esperado, minimizando apenas os efeitos do capitalismo selvagem. Embora diferentes em sua raiz, PT e PSDB defendem projetos que não combatem o mal em sua essência, pois ambos têm por princípio a manutenção do atual - e perverso - sistema econômico.
    Então com quem está Jesus? Sim, porque um Cristo apolítico é invenção dos ricos, para que a massa não se meta nas decisões do país. Se a Igreja não quer tomar partido, Deus não liga pra isso, pois se põe do lado dos menos favorecidos desde sempre. Mesmo que as semelhanças entre Lula e FHC tenham confundido o eleitorado recente, não podemos nos esquecer que, historicamente, a esquerda sempre foi porta-voz dos pobres, enquanto a direita sempre esteve a serviço dos poderosos. Por isso, mesmo que os partidos políticos não tenham sido invenção divina, é certo que, enquanto não surgir uma proposta diferente, Deus apoiará a esquerda socialista.
    Aliás, textos como At 4,32-35 indicam o desejo divino de um sistema comunista. Melhor, comunista não... Pôr tudo em comum não deve ser uma exigência do Estado, mas entrega livre de cidadãs e cidadãos. Talvez por isso tenham fracassado as experiências colocadas em prática na URSS e outros países (hoje não mais) socialistas. Então, por que não defender um sistema econômico comunitário? O nome muda um pouquinho, mas faz uma grande diferença, pois imprime um movimento que nasce do meio, dos membros, não de cima para baixo (como aconteceu com o comunismo). Ou, então, podemos utilizar o já consagrado termo "Economia Solidária". O importante é entender que o comunismo falhou por falta de liberdade, não de Deus (defensor dos pobres, mesmo os ateus).
    Mas voltemos a estas eleições. Agora não dá para lamentar, pensar em propostas alternativas. O 1º turno, com mais possibilidades, era o momento certo para isso. Agora sobraram um partido de esquerda e outro de direita, ainda que ambos estejam próximos do centro. Militante consciente vota Dilma, sem hesitação. Mas vota sabendo que a luta por um Brasil melhor continuar sendo missão popular. Ser fermento na massa (Mt 13,33; Lc 13,20-21), no fim das contas, não é catequisar, doutrinar o povo, mas caminhar junto, fazendo com que, pela nossa ação, a massa não se conforme, mas transforme-se (= ultrapasse os limites impostos pela forma), transformando-nos com ela (Rm 12,2).


    por José Luiz Possato Jr - CEBI/RS

    Ordenação Diaconal do Robinho - Seminarista que acompanhou a PJ em 2006 e 2007

    “Tornei-me o servo de todos (1Cor 9, 19)”.
    Nossas Paróquias de origem e de estágio pastoral, nossas famílias e nós,

    SEMINARISTAS
    Alexandre Acácio Nogueira
    Flávio Sobreiro da Costa
    Francisco José da Silva
    Paulo Giovanni Pereira
    Paulo Roberto de Andrade
    Robson Aparecido da Silva
    Samuel de Faria Gâmbaro

    ... Temos a alegria de convidar você e sua família para a Celebração Eucarística na qual seremos ordenados diáconos para a Igreja à serviço do povo de Deus, pela imposição das mãos de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, nosso Arcebispo Metropolitano.

    Data: 09 de dezembro de 2010
    Horário: 19h00
    Local: Catedral Metropolitana
    Cidade: Pouso Alegre MG









    Desde já, rejubilamo-nos por sua presença, que muito enriquecerá este momento tão especial em nossa vida e em nossa caminhada vocacional.

    Boletim Juventude - Informe Especial - Encontro de Conselhos

    A Comissão de Articulação e Diálogo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), responsável pela organização do 3º Encontro de Conselhos de Juventude, concluiu a sistematização da lista das inscrições deferidas, ou seja, inscrições que cumpriram os requisitos formais exigidos pela organização (ficha de inscrição completa, declaração e cópia da lei que instituiu o conselho).
    IMPORTANTE: O nome constante na lista não significa que a participação está garantida, pois as inscrições deferidas ainda passarão por análise da coordenação do evento, que fará a seleção definitiva dos participantes. Essa análise visa corrigir distorções ob jetivas como, por exemplo, conselhos municipais que inscreveram mais de dois conselheiros. A lista definitiva será divulgada no dia 04 de novembro de 2010 no site do Conjuve – http://www.juventude.gov.br/
    Os conselhos municipais que tiverem mais que dois representantes com inscrição deferida deverão definir dentre os inscritos quais serão os participantes enviando e-mail para encontrodeconselhos@planalto.gov.br até o dia 02 de novembro de 2010.
    OBSERVADORES: Devido ao grande número de inscrições não será possível a participação de observadores nesta edição do Encontro de Conselhos de Juventude.

    Dia Nacional da Juventude Arquidiocesano foi celebrado em Congonhal


    A cidade de Congonhal foi o palco de um do grandioso encontro arquidiocesano da juventude católica, que aconteceu neste domingo, dia 24 de outubro, a partir das 9 horas. Os jovens das cidades de Congonhal, Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, Santa Rita do Sapucaí, Monte Sião e Ouro Fino, fizeram-se presentes, juntamente a Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (EAPJ), para celebrar, em nível Arquidiocesano, o  Jubileu de Prata do Dia Nacional da Juventude. Este evento também contou com a querida presença dos padres João Luis e Estêvão Maurício, além de diversos seminaristas.
    Num primeiro momento os jovens se concentraram no salão de Festas Comunidade Bom Pastor, a Paróquia São José, onde fizeram a contagem regressiva para o DNJ relembrando os DNJ's passados onde celebraram a festa com a presença da Banda "Anjos do Altar" de Congonhal, além da Entrada da Imagem de Nossa Senhora da Obediência,
    Os jovens ouviram uma palestra com Luis César, ex integrante da EAPJ sobre o papel dos jovens na Igreja. Houve também apresentação da poesia Adolescer com a acólita Natália e o teatro do grupo CJC. O auge do encontro foi a Celebração Eucarística que contou com a participação da juventude cristã e a presença do assessor da Juventude do Setor Sapucaí Padre João Luis. A Paróquia São José foi representada pelo Padre Estêvão Maurício e o seminarista Robson. Também se fez presente diversos seminaristas, entre eles os seminaristas acompanhantes da PJ, Marcos Caliari e Samuel que foram os responsáveis pela organização da solenidade litúrgica.
    No momento de Ação de Graças, os jovens afirmaram seu compromisso com a "Campanha Nacional Contra o Extermíno da Jventude" assinando um abaixo assinado a ser encaminhado ao Deputado Recem eleito Ulysses Gomes reforçando a necessidade do papel do legislativo para que a juventude tenha vida em abundância. Em seguida, os grupos de base deram seus depoimentos falando da realidade pastoral de suas cidades.
    A alegria dos jovens por estarem reunidos como Igreja foi contagiante. Eles participaram ativamente da Santa Missa através dos cantos, das orações e do profundo silêncio que tomou conta do Salão na hora da pregação do padre João Luis. Ele, em sua reflexão, destacou a importância dos nossos jovens para a execução da Prioridade Juventude da Assembléia da Pastorais e a necessidade de que eles assumam cada vez mais o seu papel evangelizador em nossa Arquidiocese. Lembrou aos jovens sobre a importania dos jovem na "lembrança" e cobrança nos padres paroquiais, para tirarmos as ações pastorais do papel.
    Antes de encerrar a celebração, Padre João Luis, Assessor da Juventude - Setor Sapucaí, rezou a oração de Nossa Senhora da Obediência, com o objetivo de simbolizar a presença na arquidiocese de Pouso alegre e que a Mãe Deus está junto com a Juventude.
    O coordenador da Pastoral da Juventude fez os agradecimento, logo após houve a bênção todos os jovens e foi muito aplaudido pela juventude.
    O encontro do Dia Nacional da Juventude e a Festa do Jubileu de Prata do DNJ ficará marcado nos corações e nas almas de todos aqueles que vivenciaram este momento tão importante para a nossa Igreja Católica.

    terça-feira, 26 de outubro de 2010

    terça-feira, 19 de outubro de 2010

    DNJ - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE ARQUIDIOCESANO

    24 DE OUTUBRO DE 2.010
    COMUNIDADE BOM PASTOR - ASILO
    CONGONHAL - MG
    CELEBRANDO A MEMÓRIA E TRANSFORMANDO A HISTÓRIA

    Horário ATIVIDADE RESPONSÁVEIS
    08:30 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    08:30 ACOLHIDA GRUPO OASIS e JEC
    09:00 CAFÉ GRUPO JUCAFE
    09:15 INICIO COM ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    09:30 ABERTURA JUC - POUSO ALERE
    10:00 ORAÇÃO INICIAL JUNIC - MONTE SIÃO
    10:30 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    11:00 O PAPEL DO JOVEM NA IGREJA LUIS CESAR
    11:30 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    11:40 POESIA: ADOLESCER
    11:50 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    12:00 GRANDE CEIA CADA JOVEM TRAGA UM ALIMENTO PARA A PARTILHA
    13:00 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    13:15 DINAMICA DE APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS GRUPOS
    14:00 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    14:15 TEATRO SOBRE O TEMA GRUPO CJC
    14:30 ANIMAÇÃO BANDA ANJOS DO ALTAR
    15:50 ENCAMINHAMENTOS EAPJ
    16:00 SANTA MISSA PADRE JOÃO LUIS

    JUVENTUDE: Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência

    25 anos : O DNJ por cada um de nós!

    Já paramos pra pensar no que o Dia Nacional da Juventude – DNJ representa para nossas vidas? O que a vivência dessa celebração tão rica em expressões, sentimentos, reflexões e ações mudou nas nossas vidas?
    Depois de 25 anos vale a pena colhermos alguns testemunhos do que foi experimentar o DNJ. Nossos cestos certamente se encherão, mesmo não tendo vivido os 25 DNJ´s. Eu em especial relato a partir de 1993 quando vivi meu primeiro Dia Nacional. Ainda era algo desconhecido, mas já empolgava a idéia de encontrar-me com outros jovens, conhecer gente nova e aprender novidades para levar ao grupo. Estávamos ansiosos no AJOSP – Amigos Jovens de São Paulo. Estreávamos a nossa camisa e era a oportunidade de passar um dia juntos, como grupo de amigos cristãos.
    Fomos a pé até o local. Uma caminhada de uns 30 minutos até a escola no bairro Porto de Santana em Cariacica/ES, mas passou tão rápido em meio às cantorias e brincadeiras...Caramba era muita gente, muita festa, muita reza! As oficinas eram ótimas: teatro, biodança, contadores de histórias, dança, desenho...Eu fui para o teatro, uma das minhas paixões até hoje. Depois de tudo fizemos cerca de 4 encontros do grupo só trazendo as vivências das oficinas. Foi muito bom! Não guardamos na memória o tema e o lema naquele dia. Até os jovens mais simples do grupo depois lembravam como o “Dia do PJ”. Porque um grito já ecoava: ei você tome uma atitude vem há pra cá pra Pastoral da Juventude! Ficou a interrogação que iria nos acompanhar e mudar nossas vidas em breve: o que era essa tal PJ?
    Sem perceber íamos encontrando a resposta num grupo que refletia a sua vida a partir da fé e dos desafios de sermos jovens numa comunidade pobre, desacreditada do restante da paróquia com comunidades maiores e endinheiradas, sem recursos materiais, com jovens pobres, estudantes de escola pública , a maior parte no noturno, trabalhadores na construção civil, em padaria, mercearia, em casas de família, desempregados e no meu caso a disparidade de ser um estudante secundarista da rede particular, mas filho de ferroviário lutador para garantia do bem estar de uma família. E a energia da qual nos alimentávamos a cada ano quando chegava o DNJ era tamanha que já nos fazia desejar o Mistério do que ainda estaria por vir no ano seguinte.
    Passamos a valorizar a preparação. Entendemos a importância de estudar o material do DNJ para irmos ao evento sabendo seu grito de cor e salteado. E começamos a gritar: Eu quero ver o novo no poder ! Nas asas da esperança gestamos a mudançaaaa! Vida em plenitude , paz para a juventude ! Lancemos as redes em águas mais profundas ...
    E na puxada de rede das terras capixabas vivi a expressão máxima do que um DNJ representou para uma geração. O DNJ Estadual de 2003 e seus 30.000 pejoteiros das quatro dioceses celebrando a conquista na escuta do poder público estadual por políticas públicas para a juventude do Espírito Santo. Quantos rostos naquela multidão...quanta reza na missa com nossos bispos presentes...quanta festa nas apresentações culturais, no show do pop – Congo da Banda Manimal e do Forró pé – de -serra de fim de festa...e quanto trabalho, quanto calor e quanta dor de barriga na turma dos amarelinhos da infra-estrutura. Doeu, mas a gente viveu!
    Olhar para traz é bom. Mas é preciso olhar para o hoje! Precisamos garantir o entendimento de que o DNJ é um processo quem tem antes, durante e depois. E quem o abraça deve fazê-lo com responsabilidade. Olhem a beleza e magnitude desse Dia! Vejam como transformou minha vida! Sou mais feliz, mais humano, mais homem, mais cristão, depois de tudo o que vivi. É preciso que o DNJ ainda desperte muitos corações apaixonados pela mística da Civilização do Amor.
    Cuidemos para que seja um dia de fato e não vários dias! Era muito bom quando a turma da animação do DNJ dizia que tinha uma galera reunida em todo o Brasil naquele mesmo instante fazendo o mesmo que a gente, dando o mesmo grito Brasil afora. Cuidemos da unidade de pensamento, da simbologia do cartaz, do hino, das rezas e das festas!
    Cuidemos para que neste e nos próximos DNJ´s mais e mais jovens sejam felizes! E que a nossa Igreja perceba o quanto precisamos ser felizes através do DNJ.



     
    Abraços fraternos e capixabas!



    Renato Barbosa da Silva
    Assessor da Pastoral da Juventude - ES
    CNAPJ - Leste II

    sábado, 9 de outubro de 2010

    Dom Pedro Casaldáliga segue internado em Goiânia

    Queridos amigos, oremos pela saúde e melhora do querido bispo e profeta Dom Pedro Casaldáliga.


    O bispo emérito de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, de 83 anos de idade, está internado em Goiânia (GO) onde passa, hoje, por mais uma avaliação. Ele ficou uma semana num hospital de Ceres (GO) e foi para a capital do estado para novos exames.

    Segundo o padre Paulo Gabriel, dom Pedro Casaldáliga “está com o coração muito fraco, além de precisar passar por uma cirurgia na próstata”. Esse procedimento, no entanto, não deve ocorrer em menos de um mês, devido ao seu delicado estado de saúde. "Ele está com ânimo ótimo e espírito positivo, mas muito fraco e o corpo não acompanha", disse o padre.

    Dom Casaldáliga está internado no Hospital do Rim. Segundo padre Paulo, que acompanha o bispo emérito, a saúde dele tem-se agravado também por causa do Mal de Parkinson.

    Dom Pedro Casaldáliga é conhecido pelas lutas em que sempre se engajou, tais como a reforma agrária, a proteção aos índios, contra o trabalho escravo ou pela integração da América Latina.

    Quando bispo de São Félix do Araguaia, em setembro de 1970, escreveu uma denúncia sobre o trabalho escravo, com o título "Feudalismo e escravidão no norte do Mato Grosso" e, em outubro de 1971, por ocasião da sua ordenação episcopal, lançou a carta pastoral intitulada "Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social".

    Em 2005, renunciou ao cargo por motivo de idade. Ele vive em Mato Grosso desde 1968. Nascido na Catalunha, região da Espanha cuja capital é Barcelona, é uma personalidade conhecida mundialmente.

    Do site da Cnbb: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/4905-dom-pedro-casaldaliga-segue-internado-em-goiania

    Súplica a Deus brasileiro no tempo eleitoral

    por Zé Vicente - poeta e cantor da caminhada popular.



    Meu Deus Brasileiro concede que assim te chame e assim ti clame,

    Ao contemplar a grandeza e a beleza que de ti emana em nossos mares e biomas,

    Em nossa gente tão diversa e tal capaz, em nossa Pátria tão grandiosa e graciosa, Brasil!

    Eu sei que És a fonte e a origem da Vida, e que é pouco demais chamar-te com nossas palavras e títulos. E nenhuma intenção, por melhor que seja, pode reduzir-te ao nosso gênero homem ou mulher e às nossas intenções particulares! És tudo em todos e em todas as criaturas!

    Ó Deus Brasileiro, que o teu Espírito sopro e luz, se faça presente nestes instantes em que estamos mergulhados na maior campanha eleitoral de nossa história.

    Ilumine-nos e desarme-nos das ambições pessoais, de nossos medos e preconceitos, que nos aprisionam ao que já passou e não serve mais como sementes do futuro!

    A presença das mulheres nesta campanha para Presidente é sinal e elemento de Esperança e afirmação de mudança, para o país que precisamos construir.

    Que nada, ó Divina Estrela Guia, possa interromper essa caminhada rumo ao dia em que uma mulher possa assumir o posto de Servidora Pública Número 1 de nossa Pátria e de nossa gente, principalmente das grandes maiorias sem terra, sem teto, sem toda assistência que um Governo e um Estado devem ao seu povo!

    Dá-nos, a nós homens, a humildade que nos livra de todo machismo!Cura as mulheres que também foram contaminadas por tal doença!

    Liberta-nos de candidatos e candidatas que usam o dinheiro, as ameaças, as mentiras para confundir e entravar nosso caminho de amadurecimento na democracia popular!

    Confunde, sim, a quem em teu nome sagrado, usa a palavra, a fé e os altares, numa falsa postura não partidária, para semear nos corações a dúvida, o medo e o preconceito, contra quem não reza de seu jeito!

    Livra-nos dos poderosos escondidos na escuridão e nos bastidores do poder, criminosos e traficantes de interesses dos inimigos do Brasil!

    Tua força esteja na nossa união, quando movida para o bem maior! Tua justiça brilhe em nossos sonhos e atos para criamos leis e instrumentos como a da Ficha Limpa e outras que precisamos para fazer da Política bons ensaios do teu Reino entre nós!

    Bendito seja, ó Deus Brasileiro, pelos avanços conquistados, pelos homens e mulheres que não se venderam e nem se renderam ao poder das elites do dinheiro, do latifúndio, da grande mídia, do grande mercado!

    Bendito és, pela juventude militante, que sabe distinguir onde está o rumo certo e segue adiante, sem medo de aprender com os possíveis erros, contando com tua luminosa presença!

    Seremos vigilantes em teu nome! Seguiremos adiante, animados pelo firme exemplo de Maria, mãe de teu filho, que canta pelos séculos a derrota dos poderosos e a vitória dos humilhados em todas as nações da terra, também do nosso Brasil! Assim seja!

    quarta-feira, 6 de outubro de 2010

    Campanha contra extermínio a violência e extermínio de jovens tem destaque na Novela da Globo

    Com muita alegria que ajudo na divulgação do fato que a Campanha contra extermínio a violência e extermínio de jovens, teve destaque em cena de impacto do capítulo de sábado (02/10) na novela Passione da Rede Globo.


    Muita emoção em ver o nosso trabalho na luta pela vida divulgado em cadeia nacional, na programação mais nobre de nossa televisão. Ainda mais quando a dramaturgia da novela trata de temática tão importante no cenário social, violência juvenil através do tráfico e uso de drogas.

    p.s.: segue o link http://passione.globo.com/capitulo/bete-e-gerson-descobrem-que-eugenio-foi-envenenado.html  é a cena em que "Stela e Sinval vão ao IML"

    terça-feira, 5 de outubro de 2010

    TRILHAS DE UMA MOBILIZAÇÃO

    25 anos de Dia Nacional da Juventude

    Hilário Dick
    Uma mobilização tem história? “Mobilização” é uma convocação ou estimulação da população ou de determinados grupos sociais para participarem de alguma atividade seja religiosa, cívica ou política. Podemos dizer, portanto, que o Dia Nacional da Juventude (DNJ) é uma mobilização que se repetiu, anualmente, durante 25 anos. Um fato que acontece uma vez ao ano, teria uma coluna que o sustente? Seria o mesmo que acontece com (por exemplo) a festa do Divino que a paróquia celebra todo ano? Mas, se esta mobilização acontece em milhares de locais, com o mesmo tema e lema, mesmo subsídio, vestido dos trajes locais, protagonizado pela juventude, tendo como preocupação a juventude na sociedade?
    Falar dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude no Brasil ou, mesmo, no Rio Grande do Sul ou outro Estado, é falar de uma “mobilização” e não deixa de ser um pouco estranho. “Estranho” porque é nos temas que se discutem nele, parece esconder-se a “alma” da juventude vivendo sua fé cristã. No último domingo de outubro, de todos os anos, por decisão de uma organização, acontece uma mobilização de jovens, chamando a atenção, dos jovens e da sociedade, de uma questão que os aflige... É caminhada, é concentração, é romaria nalgum lugar, com muito jovem, muita bandeira, muito canto, encenações, celebrações, diversas delegações com camiseta, com hino, com bonés específicos, com coisas para vender, com visitas a serem feitas no espaço, com palestrantes, grupos musicais e cantores convidados. É palco, é grupo que anima e é muito jovem caminhando, cantando, ouvindo, todos girando em torno de um mesmo tema. O que falar de 25 anos de uma mobilização como o Dia Nacional da Juventude?
    Tudo começou em 1985, declarado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Já que ninguém tomava esta bandeira, a TV Globo promoveu, no Rio de Janeiro, um mega evento de Rock, uma mobilização isolada, com bandas importantes, com milhões de jovens e toneladas de drogas dizendo que era para comemorar o AIJ... Lideranças da Pastoral da Juventude do Brasil deram-se conta do que sucedia e, indignados e decididos, se perguntaram: É isso o AIJ? É isso que é a juventude? A juventude não tem outro discurso para a sociedade? Com o primeiro lema que dizia “construindo uma nova sociedade” decidiram começar a celebrar a juventude, todos os anos, no final de outubro, com o que chamaram de Dia Nacional da Juventude. Queriam discutir a juventude do jeito deles, assumindo temas que lhes pareciam importantes.
    Lembro-me que, por causa disso, do que se deu (por exemplo) em Passo Fundo (RS), quando se realizou um encontro de 45 mil jovens, tendo como tema o jovem da roça. Ao ritmo da gaita do P. Otávio Klein e dos violões de centenas de jovens cantou-se, naquele outubro de 1985, um canto que ficou na memória de muitos: Não é preciso ser filho de doutor; Jovem da roça também tem valor. O encontro havia sido preparado com subsídios e os que estavam no Seminário Aparecida, na entrada da cidade, sabiam por que estavam lá. Foi o começo, em muitos lugares do Brasil. Os primeiros temas que apareceram como sustento das mobilizações foram Terra, Eleições, Participação, Mulher, Negro, Índio, não se esquecendo que era fundamental a juventude envolver-se na elaboração da nova Constituição do Brasil, aprovada em 1988.
    E o evento (a mobilização) começou a ser tradição junto à Pastoral da Juventude e, também, junto à Igreja do Brasil que tomou o evento como uma “atividade permanente” da CNBB. Sempre havia um tema escolhido com antecedência, com seu lema; havia um hino oficial; imprimam-se milhares de subsídios espalhados por todo o Brasil. Em 1989 o tema foi Educação; em 1991 América Latina (por causa do 1º Congresso Latino-Americano em Cochabamba -Bolívia); em 1992, Ecologia; em 1993, AIDS. Eram assuntos que interessavam e sobre os quais os jovens eram convidados a refletir. E muitos o faziam com garra e criatividade. Interessante que, em 1994, o tema foi Cultura, com o lema “Nossa Cara, Nossa Cultura” com grandes concentrações. No RS (só para citar do que me lembro) houve, novamente em Passo Fundo, no mesmo local de 1985, um “Encontrão” de cerca de 50 mil jovens passando o dia com o tema sendo mastigado de várias formas. No meio das vibrações e das bandeiras, como é bom recordar Dante Ledesma fazendo cantar os jovens vindos de todos os cantos do Estado... O pregador era Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ). O fato de o tema ser “Cultura” não era por acaso. É que o mundo dionisíaco acabava de tornar-se hegemônico, substituindo manifestações apolíneas. Recorde-se, por isso, a forma como o presidente do Brasil sofreu impeachement, em 1992, com a juventude se pintando com as cores do Brasil, sem muito discurso.
    De 1995 ao ano 2000 os temas que tomaram conta dos subsídios era Cidadania (vida, poder), Direitos Humanos (liberdade e desejo de mudança) e Dívidas Sociais (trabalho e terra). Sempre eram temas que iam para além da sacristia porque, afinal, o Dia Nacional da Juventude, desde o início, quis ter aspecto de igreja inserida no mundo, com espírito missionário, com os jovens dos grupos querendo dizer algo para fora dos muros da sacristia.
    A partir de 2001 surgia um outro discurso: o discurso das juventudes lutando pelos seus Direitos. Por isso o mesmo tema, com tonalidades diversas, foi – de 2001 a 2005 – Políticas Públicas para a Juventude. Seria por acaso que, em 2003, surgia, ligada à Presidência da República, a Secretaria Nacional da Juventude? Os temas que aparecem é Paz, é Educação para a vida, o trabalho e a cultura, é Missionariedade, é Emprego e Lazer e é a questão do Protagonismo. Fica evidente que eram temas indo além dos muros eclesiásticos, com consciência que a verdadeira Igreja não existe para si mas que ela é Sacramento do Reino.
    De 2006 a 2009 os temas tratam do Brasil Popular, do Meio Ambiente, dos Meios de Comunicação, do Extermínio da Juventude para, em 2010, fazer – como diz o subsídio – “com muita reza, muita festa, em marcha contra a violência”, a memória do que já se viveu em 25 anos, procurando ser uma juventude cristã marcando presença na sociedade.
    Concluindo, pode-se dizer que atrás dos temas dos Dias Nacionais de Juventude se esconde a história deles. Os temas nunca foram intra-eclesiais. Os DNJ´s encarnam o espírito missionário dos grupos de jovens das Pastorais de Juventude do Brasil falando das realidades que machucam a juventude e o povo em geral, e que nunca foram, simplesmente, um “para nós”, mas um “para a juventude”, vivendo a vocação de fermento na sociedade. Só quem compreende este espírito vai compreender porque o DNJ não tem e nunca teve como temas centrais Jesus Cristo, Igreja, Sacramentos, Eucaristia ou outros temas mais teológicos. Não que se negue a esses, mas o que se afirma é a necessidade de apresentar uma Teologia e uma Espiritualidade que se mistura com a realidade juvenil e do povo.

    sexta-feira, 1 de outubro de 2010

    AGENDA 2.011 - COMISSÃO FAMÍLIA E JUVENTUDE

    ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE


    • 1ª reunião: 19 de fevereiro, 9h as 14h, no Salão Dom João Bergese. Pauta: Posicionamento das Delegacias Regionais de Educação e elaboração do conteúdo da proposta de roteiros de programação para semana família e juventude.

    Encontro da Sub juventude com coordenadores jovens: 27 de fevereiro, 9h as 14h, no Salão Dom João Bergese. Pauta: Organização das forças jovens da arquidiocese.

    2ª reunião: 9 de abril, 9h as 14h, no Salão Dom João Bergese. Pauta: preparação do Curso Arquidiocesano de Formação e do Dia Nacional da Juventude.

    4º C.A.F. – Curso Arquidiocesano de Formação: 22 a 24 de Julho, local e tema a definir.

    Semana da Família e Juventude: 7 e 13 de agosto

    3ª reunião: 10 de setembro, 9h as 14h, no Salão Dom João Bergese. Pauta: Planejamento 2012

    Dia Nacional da Juventude - DNJ Arquidiocesano 30 de outubro, local a definir

    4ª reunião: 12 de novembro 9h as 14h

    ANOTE: CRONOGRAMA 2.011 - PJ REGIONAL LESTE II E NACIONAL

    JANEIRO

    09 a 15 – Ampliada Nacional de Imperatriz – MA (confirmada)


    FEVEREIRO
    5 e 6 – Reunião da CRPJ – Leste 2


    ABRIL
    08 a 10 – Seminário do Laicato


    MAIO
    19 a 22 – Reunião da CNPJ - Brasília (confirmada)


    JUNHO
    23 a 26 – Encontro Regional da PJ


    AGOSTO
    06 e 07 – Reunião da CRPJ – Leste 2


    NOVEMBRO
    11 a 15 – Reunião da CNPJ – São Paulo ou Maringá (confirmada)
    25 a 27 – Reunião da CRPJ – Leste 2