• segunda-feira, 29 de março de 2010

    O BRASIL NO X FÓRUM INTERNACIONAL DE JOVENS

    O BRASIL NO X FÓRUM INTERNACIONAL DE JOVENS

    Está acontecendo em Rocca di Papa, nas proximidades de Roma, a 10ª. edição do Fórum Internacional de Jovens, organizado a cada três anos pela Seção Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos, reunindo jovens de mais de 90 países, entre eles o Brasil e outros países lusófonos, para refletir e rezar sobre o tema “Aprender a amar”.

    A representação brasileira é composta pelo Assessor Nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Padre Carlos Sávio, acompanhado de três jovens que representam diferentes dimensões da juventude católica em nosso país.

    Uma das representantes brasileiras, a jovem Maria José dos Santos (Conselho Nacional dos Leigos – Diocese de Penedo/AL) destaca: “A expectativa na participação neste Fórum Internacional de jovens para mim é grande. Estamos aqui para representar mais de 100 milhões de jovens brasileiros”.

    Também a representante dos Movimentos e Novas Comunidades do Setor Juventude, a jovem Claudia Helena Zago (Arquidiocese de Maringá/PR), está presente no X Fórum Internacional de Jovens e revela: “Pelo que temos visto neste encontro, já estamos cheios de desejo de voltar ao Brasil para repassar aos nossos coetâneos o que temos ouvido aqui”.

    O terceiro jovem brasileiro que pertence à delegação do Setor Juventude da CNBB é Alexandre Piero (da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo), a partir do que tem ouvido no encontro sobre o tema central “Aprender a amar” ressalta: “Amar é uma das formas de transbordar a vida. No amor encontramos o sentido da vida. Creio que amar é pôr-se em uma relação que comunica vida, especialmente quando o amor é verdadeiro. Queremos, neste Fórum Internacional, – prossegue – revitalizar nossas forças para como jovens discípulos e missionários de Jesus Cristo chegar a tantos outros jovens que tem batido à porta de nossa Igreja em busca do sacramento do matrimônio e também os que ainda não reconhecem neste um valor verdadeiro”.

    Além da delegação do Setor Juventude da CNBB, os jovens lusófonos também estão representados no Fórum pelas delegações de Portugal e de Angola, formada cada uma por dois jovens. Entre os conferencistas do Fórum é um brasileiro: o consultor do Pontifício Conselho para os Leigos e fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.
    Ouça o nosso colega Rafael D'Aqui que nos fala sobre os trabalhos deste terceiro dia do Fórum Internacional da Juventude. Entrevista ao Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB, Padre Carlos Sávio, que nos fala sobre o tema deste Fórum "Aprender a amar".

    Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=367510

    0 comentários:

    Postar um comentário