• domingo, 25 de dezembro de 2011

    Feliz natal a toda a Igreja Jovem

    Fica decretado que, neste Natal, em vez de dar presentes, nos faremos presentes junto aos famintos, carentes e excluídos. Papai Noel será malhado como Judas e, lacradas as chaminés, abriremos corações e portas à chegada salvífica do Menino Jesus.
    Por trazer a muitos mais constrangimentos que alegrias, fica decretado que o Natal não mais nos travestirá no que não somos: neste verão escaldante, arrancaremos da árvore de Natal todos os algodões de falsas neves; trocaremos nozes e castanhas por frutas tropicais; renas e trenós por carroças repletas de alimentos não perecíveis; e se algum Papai Noel sobrar por aí, que apareça de bermuda e chinelas.
    Fica decretado que, cartas de crianças, só as endereçadas ao Menino Jesus, como a do Lucas, que escreveu convencido de que Caim e Abel não teriam brigado se dormissem em quartos separados; propôs ao Criador ninguém mais nascer nem morrer, e todos nós vivermos para sempre; e, ao ver o presépio, prometeu enviar seu agasalho ao filho desnudo de Maria e José.
    Fica decretado que as crianças, em vez de brinquedos e bolas, pedirão bênçãos e graças, abrindo seus corações para destinar aos pobres todo o supérfluo que entulha armários e gavetas. A sobra de um é a necessidade de outro, e quem reparte bens partilha Deus.
    Fica decretado que, pelo menos um dia, desligaremos toda a parafernália eletrônica, inclusive o telefone e, recolhidos à solidão, faremos uma viagem ao interior de nosso espírito, lá onde habita Aquele que, distinto de nós, funda a nossa verdadeira identidade. Entregues à meditação, fecharemos os olhos para ver melhor.
    Fica decretado que, despidas de pudores, as famílias farão ao menos um momento de oração, lerão um texto bíblico, agradecendo ao Pai de Amor o dom da vida, as alegrias do ano que finda, e até dores que exacerbam a emoção sem que se possa entender com a razão. Finita, a vida é um rio que sabe ter o mar como destino, mas jamais quantas curvas, cachoeiras e pedras haverá de encontrar em seu percurso.
    Fica decretado que arrancaremos a espada das mãos de Herodes e nenhuma criança será mais condenada ao trabalho precoce, violentada, surrada ou humilhada. Todas terão direito à ternura e à alegria, à saúde e à escola, ao pão e à paz, ao sonho e à beleza.
    Fica decretado que, nos locais de trabalho, as festas de fim de ano terão o dobro de seus custo convertido em cestas básicas a famílias carentes. E será considerado grave pecado abrir uma bebida de valor superior ao salário mensal do empregado que a serve.
    Como Deus não tem religião, fica decretado que nenhum fiel considerará a sua mais perfeita que a do outro, nem fará rastejar a sua língua, qual serpente venenosa, nas trilhas da injúria e da perfídia. O Menino do presépio veio para todos, indistintamente, e não há como professar o "Pai Nosso" se o pão também não for nosso, mas privilégio da minoria abastada.
    Fica decretado que toda dieta se reverterá em benefício do prato vazio de quem tem fome, e que ninguém dará ao outro um presente embrulhado em bajulação ou escusas intenções. O tempo gasto em fazer laços seja muito inferior ao dedicado a dar abraços.
    Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém.
    Fica decretado que, como os reis magos, todos daremos um voto de confiança à estrela, para que ela conduza este país a dias melhores. Não buscaremos o nosso próprio interesse, mas o da maioria, sobretudo dos que, à semelhança de José e Maria, foram excluídos da cidade e, como uma família sem-terra, obrigados a ocupar um pasto, onde brilhou a esperança.
    Autor/Fonte: Frei Betto

    quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

    Confirmada a data da JMJ Rio2013

     

    Pode marcar na agenda, pode avisar aos amigos, pode organizar seu grupo. Foi confirmada hoje, em Roma, a data da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O encontro será de 23 a 28 de julho de 2013.
    A data oficial foi decidida durante a reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central da Jornada, e a comissão do Comitê Organizador Local (COL) do Rio, que está em Roma desde ontem.
    Estão participando pelo COL o presidente da comissão e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, os dois bispos auxiliares que acompanham mais diretamente a Jornada, Dom Antônio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.
    Entre as questões estão sendo tratadas está também a escolha da logomarca da JMJ Rio2013. A comissão retorna ao Rio amanhã e está prevista uma reunião de todos os setores do Comitê para que seja apresentado o que foi ratificado e o que foi retificado do documento de trabalho do COL, que contem os projetos de cada setor.
    Renata Rodrigues
    Setor de Comunicação JMJ Rio2013

    sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

    Unicef lança relatório situação dos adolescentes no Brasil

    AdolescentesO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, nesta quarta-feira (30/11), o relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011 – O direito de ser adolescente: Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades.
    O lançamento do relatório aconteceu em Brasília com a presença dos adolescentes Mariana Rosário, Israel Victor Melo e Danilo Urapinã Pataxó; da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier; e do novo representante da organização no Brasil, Gary Stahl. No final deste ano, Marie-Pierre será a nova diretora regional do UNICEF para os países da Europa Central e Oriental.
    O relatório analisa a situação de meninas e meninos de 12 a 17 anos a partir da evolução de 10 indicadores entre 2004 e 2009. O documento também traz uma análise das políticas públicas desenvolvidas no Brasil e propõe ainda um conjunto de ações a serem tomadas para garantir a realização dos direitos de todos e de cada adolescente.
    Vivem hoje no Brasil 21 milhões de meninos e meninas entre 12 e 18 anos (incompletos), o que equivale a 11% da população brasileira. As projeções demográficas mostram que o Brasil não voltará a ter uma participação percentual tão significativa dos adolescentes no total da população.
    Ainda que esse fato represente uma grande oportunidade para o País, o preconceito faz com que esse grupo populacional seja visto como problema, criando barreiras para o desenvolvimento pleno do potencial desses meninos e meninas.
    O relatório alerta ainda que os adolescentes têm alguns de seus direitos mais violados do que outros grupos etários da população.
    Dos 10 indicadores avaliados entre 2004 e 2009, oito registraram avanços, um deles (extrema pobreza) apresentou um ligeiro retrocesso e outro (homicídios) manteve-se estável em um patamar preocupante.
    O indicador da extrema pobreza entre os adolescentes, por exemplo, registrou um pequeno aumento, enquanto a tendência na população geral é de queda. Isso significa que houve um aumento da representação dos adolescentes na população pobre.
    No caso dos homicídios, em 2009, a taxa de mortalidade entre adolescentes de 15 a 19 anos era de 43,2 para cada grupo de 100 mil adolescentes, enquanto a média para a população como um todo era de 20 homicídios/100 mil.
    No caso da educação, os indicadores apontam importantes avanços no período analisado, mas o Brasil ainda enfrenta desafios nessa área. Entre os adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, 14,8% estão fora da escola, enquanto o percentual é de menos de 3% no grupo entre 6 e 14 anos de idade.
    O documento também aponta que, entre os adolescentes, alguns sofrem essas violações de forma mais severa. Isso faz com que um adolescente negro tenha quase quatro vezes mais risco de ser assassinado do que um adolescente branco. Também mostra que um adolescente indígena tem três vezes mais possibilidade de ser analfabeto do que os adolescentes em geral.
    “Nós estamos aqui para desconstruir um preconceito”, disse Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil. “O UNICEF quer propor um novo olhar. Um olhar que reconheça que os adolescentes são um grupo em si. Ou seja, não são crianças grandes, nem futuros adultos. São sujeitos, com direitos específicos, vivendo uma fase extraordinária de sua vida.”
    Com o relatório, o UNICEF propõe ações imediatas e de médio prazo para a desconstrução dos preconceitos e das barreiras que afetam a vida dos adolescentes brasileiros.
    Em relação às ações de médio prazo, o documento sugere o fortalecimento das políticas públicas universais com foco específico na adolescência e um foco ainda mais específico nos adolescentes mais desfavorecidos (adolescentes afro-brasileiros, indígenas, adolescentes com deficiência e aqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades, no Semiárido e na Amazônia).
    Também recomenda que seja dada especial atenção a quatro grupos: adolescentes vítimas da exploração sexual; as meninas mães; adolescentes chefes de famílias; e meninos e meninas que vivem nas ruas.
    Entre as ações imediatas, propõe a criação de uma política pública multissetorial para pôr fim aos homicídios de adolescentes; o estabelecimento de um plano específico no Plano Nacional de Educação para os adolescentes fora da escola, em risco de evasão ou retidos no ensino fundamental; e a produção de dados, estatísticas e informações desagregados sobre o grupo de 12 a 17 anos de idade.
    Participação cidadã – O UNICEF acredita que a construção de soluções para os problemas que afetam a vida dos adolescentes apenas será efetiva se contar com a participação cidadã dos próprios adolescentes. Por isso, convidou representantes de adolescentes de redes e grupos organizados a participar da elaboração do relatório. Eles deram depoimentos sobre temas abordados e realizaram algumas das entrevistas com autoridades e especialistas.
    A versão final do documento foi apresentada para representantes dessas redes em um encontro nacional realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, em Brasília. As principais conclusões dessa reunião foram apresentadas na coletiva por três adolescentes escolhidos para representar o grupo: Mariana Rosário, 17 anos, Israel Victor Melo, 16 anos, e Danilo Urapinã Pataxó, 16 anos.
    O encontro foi realizado pelo UNICEF e IIDAC, com apoio da Santa Fé Idéias, e contou com participação de adolescentes do Semiárido, da Amazônia, de comunidades quilombolas, de aldeias indígenas, dos centros urbanos, de áreas rurais e de redes de participação.

    quinta-feira, 10 de novembro de 2011

    MCCE, OAB, CNBB e outras entidades se reunirão com Ministro Fux pela constitucionalidade da Ficha Limpa

    No dia 8 de novembro, às 18h30, um grupo de representantes de importantes entidades da sociedade civil tem agendada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, uma audiência para reforçar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (LC135/2010).
    Há apenas um dia da votação da constitucionalidade da Lei (quarta, 9/11) pelo Supremo, o encontro servirá para ratificar o que a sociedade clamou desde o inicio das coletas de assinaturas para o projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa", em 2008, além de corroborar com o que recentemente tem sido tema de manifestações pelo país: o fim da corrupção.
    O projeto, que recebeu mais de 2 milhões de assinaturas de eleitores de todos os estados brasileiros, virou lei em 2010 após passar pelo Congresso Nacional e ser sancionado pelo presidente Lula.
    Também nesta terça (8), manifestantes iniciaram uma vigília a favor da Lei em frente ao STF a partir das 18h.
    Abaixo, segue o manifesto do MCCE pela constitucionalidade da Ficha Limpa

    EM DEFESA DA DEMOCRACIA: FICHA LIMPA JÁ!



    Nos últimos três anos, a cidadania brasileira se mobilizou para alcançar uma conquista histórica: a aprovação da Lei da Ficha Limpa.



    Todos somos testemunhas de que foi muito difícil reunir as assinaturas necessárias e, especialmente, conseguir a aprovação unânime do projeto na Câmara e no Senado, com sua posterior sanção presidencial sem vetos.

    Mas mesmo a edição dessa Lei Complementar à Constituição não foi suficiente para que o Supremo Tribunal Federal recusasse aplicação imediata à referida lei, retardando a sua aplicação para as eleições de 2012.

    Agora estamos diante de um novo desafio. Forças poderosas sustentam no Supremo Tribunal Federal a tese – rechaçada pelos mais importantes constitucionalistas brasileiros – de que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional.

    Paulo Bonavides, Celso Antônio Bandeira de Mello, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato estão entre os juristas brasileiros que afirmam a plena validade dessa lei oriunda da manifestação direta do povo soberano, que se manifestou pela via da iniciativa popular de projeto de lei.

    Da mesma forma, todas as organizações representativas de advogados, magistrados, defensores e membros do Ministério Público corroboram esse entendimento.

    A Lei da Ficha Limpa não afronta qualquer princípio constitucional. Pelo contrário, materializa o princípio da proteção, explicitamente afirmado pelo § 9º do art. 14 da Lei Maior.

    O princípio da presunção de inocência nada tem a ver com a matéria tratada pela lei de iniciativa popular, já que se volta à aplicação da lei penal. E segundo o entendimento pacífico da jurisprudência do STF, “Inelegibilidade não constitui pena” (MS 22.087, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 28-3-1996).

    Por outro lado, a Lei da Ficha Limpa, ao levar em consideração fatos passados para permitir a verificação de uma inelegibilidade, não possui efeito retroativo. O que ela faz é assegurar o cumprimento do próprio texto constitucional, que autoriza a verificação da “vida pregressa” dos candidatos (art. 14, § 9º, da CF).

    A Lei da Ficha Limpa não sofre de qualquer falha a ser reparada pelo STF. Não é sem razão que a Procuradoria Geral da República acaba de afirmar a integral compatibilidade da lei de iniciativa popular com a Constituição do nosso país.

    A sociedade brasileira não pode e não será privada dessa conquista.

    Por essa razão, convocamos a todos os cidadãos e cidadãs que já se levantaram para afirmar ao Congresso o seu interesse na aprovação dessa lei, que voltem a fazê-lo, desta vez para dizer ao Supremo Tribunal Federal que a Lei da Ficha Limpa veio para ficar.

    Ficha Limpa já!!!





    COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

    Em Belo Horizonte, Pastorais da Juventude preparam Atividades Permanentes dos próximos anos

    Entre os dias 4 a 6 de novembro, mais de trinta jovens e assessores/as das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos/as por ocasião do Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs.

    O Seminário foi um tempo de avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, por meio das Atividades Permanentes. Foi também uma oportunidade de reflexão sobre a conjuntura atual, que implica em desafios e oportunidades para a atuação das PJs nos próximos anos.

    No desejo de fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, a reflexão dos/as jovens e assessores/as foi iluminada pela Palavra de Deus, já em clima de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e orientada pelas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Para pensar o caminho das Atividades Permanentes, também foram iluminadores a Campanha da Fraternidade 2012, o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil e o documento do CELAM “Civilização do Amor – Projeto e Missão”.

    No Seminário, marcado por momentos de oração, de estudo, de debate e construção coletiva, definiu-se o eixo central das Atividades Permanentes das PJs para os próximos três anos, os temas, lemas, iluminações bíblicas e eixos centrais de cada uma das APs. O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude. A defesa da vida é o aspecto central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. No caminho refletido e assumido para as Atividades Permanentes, definiu-se a temática, o lema e a iluminação bíblica da Semana da Cidadania e da Semana do Estudante, uma vez que o Dia Nacional da Juventude foi assumido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e já teve seu tema definido.

    Confira abaixo, os temas, os lemas e as iluminações bíblicas das Atividades Permanentes das PJs para o ano de 2012:



    Semana da Cidadania

    14 a 21 de abril de 2012

    Tema: Juventude e saúde alimentar

    Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa

    Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27



    Semana do Estudante

    06 a 12 de agosto de 2012

    Tema: Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor

    Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora

    Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35



    Dia Nacional da Juventude

    Tema: Juventude e Vida

    Lema: Que vida vale a pena ser vivida?

    Referencial Bíblico: Jo 10, 10



    As Atividades Permanentes das PJs são realizadas em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude que contribuem com a elaboração dos subsídios e com a sua realização em várias partes do país. Participando do Seminário, por meio do Centro de Juventude Anchietanum, do Instituto Paulista de Juventude, do Instituto de Pastoral da Juventude – Leste 2 e dos Centros Maristas de Juventude, a Rede Brasileira reafirmou seu compromisso com o serviço às Pastorais da Juventude, por meio da parceria na construção das Atividades Permanentes e da assessoria.

    Além de definir tema e lema das Atividades, as Pastorais da Juventude e a Rede definiram as responsabilidades referentes aos materiais do ano que vem e identificaram os principais desafios para a sua realização. Dentre os desafios identificados está a questão do financiamento, para garantir a impressão e distribuição dos materiais.

    Diante dos muitos desafios internos e externos para a realização da missão das Pastorais da Juventude e das oportunidades que motivam a teimosia do seguimento, elas reafirmaram sua fidelidade e ousadia no seguimento de Jesus Cristo e na colaboração com a realização de seu Projeto, no cuidado com a vida dos/as jovens e dos/as pobres.



    Fonte:

    http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=1090

    domingo, 23 de outubro de 2011

    Aprofundando a realidade da Jovem Mulher



    Mês de outubro é mês do Dia Nacional da Juventude para milhares de jovens, lideranças e assessores/as organizados pelo Brasil nas Pastorais da Juventude e outros tantos grupos e expressões juvenis. Mês de debater e refletir em roda algum eixo ligado à vida juvenil. Nesse ano o DNJ com seu olhar profético, traz como tema a “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema “Jovens mulheres tecendo relação de vida”. Somos provocadas/os a refletir esse ser inesgotável de vida que é a MULHER a partir da sua realidade e da Palavra de Deus, caminhando rumo a defesa da dignidade e do protagonismo feminino.
    Olhar hoje para a realidade da mulher é também atentar-se para a vida da jovem mulher. Principalmente para um dos aspectos da condição feminina que atinge diretamente as jovens, que é a mercantilização do corpo e de suas vidas.
    A organização do sistema econômico dos últimos anos se baseia pelas regras do mercado, onde tudo pode e deve ser comprado e vendido. Esse mecanismo determina e organiza até mesmo as vidas das pessoas e se apropria de elementos tradicionais da construção de gênero para definir o que é ser Mulher e o que é ser Homem. O lugar reservado para a Mulher assim é tornar-se uma mercadoria, um objeto de consumo seja na publicidade ou na prostituição.
    Na Carta do Papa João Paulo II às mulheres em 1995, por conta da Conferência Mundial sobre a Mulher organizada pela ONU, João Paulo II afirma palavras desse aspecto da realidade feminina: não podemos não denunciar a difusa cultura hedonista e mercantilista que promove a exploração sistemática da sexualidade, levando mesmo meninas de menor idade a cair no círculo da corrupção e a permitir comercializar o próprio corpo. No mesmo parágrafo o Papa condena a violência contra a mulher como consequência do trato da mulher por objeto.
    Nos meios de comunicação e na publicidade é recorrente o imaginário da mulher perfeita para o consumo dos homens como, por exemplo, as propagandas de cerveja. E não só os homens acabam se tornando seu público consumidor, como as próprias mulheres, que enxergam um padrão de beleza a ser seguido, e assim ter valor na sociedade. Para isso é necessário consumir muitos produtos e serviços.  O resultado dessa exploração é o estado permanente de insegurança da mulher em relação ao seu corpo; é a bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares; é a contribuição para aumentar os casos de violência contra as jovens mulheres; e tantas outras implicações que inviabilizam a DIGNIDADE FEMININA. 
    A discussão não pára, já que essa é uma das questões da condição da jovem (e) mulher hoje. Sua realidade é permeada de vários outros aspectos que devem ser apropriados para a reflexão. É hora de, a partir do DNJ, aprofundarmos a realidade feminina e junto de Maria, que na herança da Fé e na teimosia da Vida serviu ao Reino, transformarmos a vida de mulheres e homens em Vidas plenas.

    sábado, 15 de outubro de 2011

    IV CURSO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO


    Queridos e queridas Jovens,


    Paz e Bem!


    Estamos vivendo a expectativa para a realização do IV CAF - Curso Arquidiocesano de Formação. A Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (EAPJ) promove o Curso Arquidiocesano da Pastoral da Juventude atendendo as exigências da IX Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre, realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2012. As lideranças estarão reunidas no Centro Pastoral – Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, localizado no município de Ouro Fino.



    O tema desse Curso é: “EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE”, e o Lema: "Vão e façam com que todos os Jovens se tornem meus discípulos” (conf. Mt. 28, 19).

    O evento tem como objetivo proporcionar a troca de experiências e aprofundar temas específicos da formação humana e cristã, fazendo acontecer o protagonismo juvenil.

    Cada grupo, onde a PJ está organizada na arquidiocese, poderá enviar 4 (QUATRO) jovens para o Curso, três da coordenação e um participante. É necessário confirmar participação até o dia 20 de Dezembro de 2011 e levar preenchida a ficha de inscrição que segue anexa junta ao panfleto de divulgação ou pelo e-mail danipj@ibest.com.br.

    Confira a seguir os detalhes:
    Investimento: R$ 40 (pagar no dia 27 para os tesoureiros)
    Data: 27, 28 e 29 de Janeiro.
    Local: Centro Pastoral – Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima.
    Endereço: Praça Santuário Mons. Teófilo – Ouro Fino - MG.
    Acolhida: sexta-feira, dia 27, às 19h00.
    Assessoria: Padre Omar Aparecido Silveira (Pároco em Cavalhópolis e membro da sub comissão Juventude – Arquidiocese de Pouso Alegre).
    Lembrete: levar roupa de cama, bíblia, material para anotações, Ofício Divino da Juventude, CANECAS para  servir bebidas, pois a partir desse ano não usaremos copos descartáveis. Esta é uma preocupação antiga, pois um espaço de formação como o CAF precisa levar em conta a preservação do meio ambiente. Por isso, cada jovem deverá levar uma caneca para ser servidas as bebidas, na noite cultural de sábado será feito m concurso das canecas mais enfeitadas com distribuição de brindes.

    FORMA DE PAGAMENTO
    O pagamento para membros pode ser feito no dia 27 de Janeiro de 2012 com os tesoureiros no valor de R$ 40,00 ou, depósito bancário, fazendo um depósito na seguinte conta da Caixa Econômica Federal (ou enviar DOC), sendo que, quem pagar antecipadamente o valor da taxa será de R$ 35,00:


    NOME: DANIEL AUGUSTO DOS SANTOS
    AGENCIA: 0147
    CONTA: 001132310
    CÓDIGO DA OPERAÇÃO: 013


    NÃO PERCA!!!
    Desconto de 12,5% para quem pagar a taxa de matrícula até dia 20 de Dezembro de 2011. Pagando assim R$ 35,00.


    Além de fazer o depósito ou transferência, envie, por favor, imediatamente um e-mail com os dados da operação (data do pagamento, valor em reais, banco de onde foi enviado o pagamento) e com toda informação sobre quem pagou, para ajudar o rápido registro de seu pagamento. Enviando essas informações para o endereço eletrônico: danipj@ibest.com.br.



    Com Carinho.









    Pe. João Luiz Ferreira Peçanha
    Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude



    Daniel Augusto dos Santos
    Coordenador da Pastoral da Juventude

    “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas”

    “Deixo minha visão ao homem que jamais viu o amanhecer nos braços da mulher amada. Deixo meu coração à mulher que vive exclusivamente para fazer o coração de seu filho feliz. Deixo meus rins às pessoas que tiveram seus sonhos interrompidos, mas que ainda os cultivam. Deixo meu pulmão ao adolescente que quer gritar ao mundo mais uma vez ‘eu te amo'. Deixo meu fígado para aqueles que não tinham esperança na recuperação. Deixo ossos, pele, cada tecido meu, à criança que ainda não descobriu o que é viver por inteiro. Deixo a você o meu exemplo. Deixo à minha família o desejo de ser um doador. Deixo para a vida, enfim, um recado: nós vencemos”.

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    “Foi uma feliz coincidência”, afirma padre sobre fenômeno natural em Monte Sião

    Desde o último dia 5 de outubro, o assunto mais comentado entre os moradores e fieis de Monte Sião é o halo solar que se formou no momento em que a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa era colocada no mirante. Todos que estavam no local se emocionaram.
    Em nota, padre Simão Cirineo Ferreira, pároco na cidade, afirmou que apesar de toda devoção e emoção das pessoas, não se trata de milagre, mas uma feliz coincidência que leva a todos a rezarem e meditar.



    (foto: Beto Kock)


    Leia a nota na íntegra

    Realmente foi uma feliz coincidência no mesmo momento em que colocávamos, no Mirante, a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que estava em frente ao Santuário desde 21 de agosto, por volta das 12 horas do dia 05 de outubro de 2011, formar-se um halo solar, um fenômeno natural raro que ocorre quando cristais de gelo se formam na atmosfera e a luz é refletida semelhante a um arco-íris. Para nós foi um fato que a todos emocionou e um sinal de que devemos viver como Maria unidos em torno de Cristo, nossa luz.

    Que o Mirante da Santa nos leve a olhar mais adiante e, como Maria, saibamos ver e enxergar longe para assim percebermos as maravilhas que Deus realiza na natureza, em nossa vida pessoal e na história da humanidade e o que nós podemos e devemos fazer em favor de uma sociedade mais justa e mais solidária. Que saibamos ver e discernir os apelos de Deus em nossa história para que nossa cidade e todo o povo sejam ainda mais abençoados”.



    Pe Simão Cirineo Ferreira

    Pároco

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Calendário Pastoral 2.012 - Pastoral da Juventude Arquidiocesana

    Ontem (09/10) a Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude se reuniu na Paróquia de Fatima, Pouso Alegre para a elaboração do calendário pastoral 2.012!!!

    CONFIRA ABAIXO:
    JANEIRO
    27 a 29/01 - IV CAF - Curso Arquidiocesano de Firmação
    MARÇO
    11/03 - Mística e Espiritualidade PJ
    MAIO
    26/05 - III Romaria da Juventude
    JULHO
    22/07 - Cursos Setoriais de Formação
    OUTUBRO
    28/10 - DNJ - Dia Nacional da Juvenude 2.012

    quarta-feira, 5 de outubro de 2011

    Uma bela reflexão sobre MISSÕES!

    Uma certa vez, em uma aldeia, havia um rio que ninguém ousava tomar banho nele, pois era muito fundo e a correnteza era forte. Um certo dia um garoto aproximou-se do rio e resolveu entrar. Em poucos instantes o garoto estava gritando por socorro, pois começou a afogar-se. Toda a aldeia veio para ver o que estava acontecendo, mas ninguém ousou entrar. De repente veio uma mulher gritando e chorando pois era o seu filho que estava na água... Um homem vendo o desespero daquela mãe, resolveu entrar para resgatar o garoto, mas impôs uma condição, ele amarraria uma corda em sua cintura e as pessoas que estavam às margens teriam que segurar a outra ponta e puxarem-na assim que ele alcançasse o garoto. E, eles aceitaram a proposta.
    Chegando no meio do rio o homem conseguiu agarrar o garoto e gritou para que as pessoas os resgatassem puxando a corda, mas a multidão que estava à margem discutia de quem era a obrigação de segurar a corda. Outros discutiam sobre quem pagaria a corda caso ela fosse arrastada junto com aquele homem. Com isso esqueceram-se de segurar a corda, e os dois foram vencidos pela correnteza... e afogaram-se. Quando deram fé, era tarde demais.
    Este rio representa o mundo, o garoto, as pessoas perdidas sem Jesus, o homem que foi resgatar representa o missionário, e as pessoas que estavam à margem do rio a igreja. Eu não sei onde você se encaixa nesta história, mas reflita nela, pense sobre o que você tem feito por quem está lá, na outra ponta da corda!
    “Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”. Não com a filosofia dos que discutem.

    sábado, 1 de outubro de 2011

    DNJ 2011 - VINDE VER!!!

    É com grande alegria que nós, Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, padre João Luiz, assessor da Pastoral da Juventude Arquidiocesana e demais padres assessores e representantes dos Setores Sapucaí, Mogi e Fernão Dias, gostaríamos de convidá-los a celebrar conosco o DNJ 2011 – Dia Nacional da Juventude, cujo tema é “Juventude e protagonismo feminino” e o lema: “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
    A saber, o DNJ é a grande celebração de/para/com toda a juventude, onde a cada ano, se propõe um tema de reflexão e ação voltado a realidade juvenil. Por ser uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizado nas dioceses de todo o país e tem total apoio dos pastores de nossa Igreja. O DNJ quer celebrar a vida dos(as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
    Este ano, a juventude diocesana se encontrará nas cidades de Pouso Alegre (Colégio CNEC), Monte Sião (Ginásio Todão) e Córrego do Bom Jesus, nos dias 30 de Outubro (Setores Mogi e Fernão Dias) e 13 de Novembro (Setor Sapucaí), a partir das 8h, com uma programação bem diversificada e preparada por uma equipe de jovens voluntários, vindos das pastorais e padres Assessores.
    A programação contará com Missas, caminhadas, entre outros. Um dia recheado de atividades, tais como, shows musicais, balada cristã, oficinas, passeio ecológico, sarau cultural, esportes, adoração ao Santíssimo Sacramento, praça de alimentação e muito mais.
    Siga todas as informações e novidades do nosso grande dia através do Blog Oficial: http://pjpousoalegre.blogspot.com/ , Evento no Facebook: http://www.facebook.com/pjppousoalegre

    E como nossa iluminação bíblica nos convida: Vinde Ver!! (Jo. 4, 29)


    Em CRISTO sempre JOVEM
    Daniel Augusto

    sexta-feira, 30 de setembro de 2011

    DNJ 2011 NO SETOR MOGI

    É com imensa satisfação que comunicamos que o DNJ SETOR MOGI será realizado dia 30 de outubro em Monte Sião (Ginásio Todão).
    Ótima Celebração!!!

    VINDE, VER !!!!  (Jo 4, 29)

    quinta-feira, 29 de setembro de 2011

    DNJ 2011 NO SETOR SAPUCAÍ

    É com imensa satisfação que comunicamos que o DNJ SETOR SAPUCAÍ será realizado dia 13 de novembro na cidade de Pouso Alegre - Colégio CNEC.

    Ótima Celebração!!!

    VINDE, VER !!!!  (Jo 4, 29)

    Vamos rezar pelas vocações sacerdotais!

     

    Vamos rezar pelas vocações sacerdotais!
    Espalhem essa campanha!

    terça-feira, 27 de setembro de 2011

    DNJ 2011 NO SETOR FERNÃO DIAS

    É com imensa satisfação que comunicamos que o DNJ SETOR FERNÃO DIAS será realizado dia 30 de outubro na cidade de  Córrego do Bom Jesus.

    Ótima Celebração!!!

    VINDE, VER !!!!  (Jo 4, 29)

    sábado, 24 de setembro de 2011

    O líder do Bloco Minas Sem Censura, deputado Rogério Correia (PT), cobrou a participação efetiva do governador, Antônio Augusto Anastasia, nas negociações com os professores em greve há 106 dias no Estado. O parlamentar falou sobre a situação dos educadores na Reunião Extraordinária da manhã desta quarta-feira (21/9/11), realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
    De acordo com o deputado, apesar do acirramento das relações entre o Poder Executivo e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), o Governo se recusa a negociar uma saída para a greve. "Fomos surpreendidos com a ameaça do governador de que os professores designados que aderiram a greve podem ser demitidos. Vamos obstruir a pauta do Plenário enquanto não for aberta a negociação", disse. Ainda em sua fala, Rogério Correia lembrou que, em 2012, Minas Gerais irá entrar no rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do Governo Federal, que vai gerar uma arrecadação aproximada de R$ 1 bilhão. "Acredito que a situação está fácil de ser resolvida", disse. Ao final, o deputado destacou que o piso salarial da Educação terá um reajuste de 18% no ano que vem, enquanto o subsídio proposto pelo Executivo mineiro prevê um aumento de apenas 5%.
    .
    Professores passaram a noite acampados na ALMG
    Dezenas de grevistas passaram a noite nas entradas da Assembleia, como parte das manifestações pela implantação do piso salarial para a educação no Estado. Acampados em barracas, os professores obstruíram, já na manhã desta quarta-feira (21), a garagem do Palácio da Inconfidência, com o objetivo de evitar a entrada dos deputados no Parlamento. A ocupação da garagem já havia sido feita na tarde de terça-feira (20), e teve a intenção de impedir a saída dos parlamentares. A tropa de choque da Polícia Militar foi acionada, mas, em negociação liderada pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), desocuparam a passagem sem que houvesse necessidade de confronto.
    De acordo com o Estado, 11.113 professores estão em greve, o que representaria 6% do total. O balanço do Governo aponta que 22 escolas estão totalmente paradas e 706, parcialmente. O sindicato afirma que 50% da categoria mantém a adesão à greve. O movimento teve início dia 8 de junho, e a categoria reivindica o cumprimento imediato do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), regulamentado pela Lei Federal 11.738.

     
    Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br 

    Pastoral da Juventude lança Encontro Nacional

     
    A Pastoral da Juventude Nacional lançou no último dia 22, a décima edição de seu Encontro Nacional (ENPJ), que fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas terras da Arquidiocese de Maringá, PR – Regional Sul 2 da CNBB. Será a primeira vez que a região sul do país receberá o ENPJ.
    O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ), no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil.
    São esperados mais de 800 jovens, assessores e convidados, que irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2011-2015) e do Plano de Ação Pastoral da PJ.  Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.
    Segundo o Secretário Nacional da PJ, o jovem Thiesco Crisóstomo, “a décima edição do ENPJ será um marco na caminhada da PJ, pois vai potencializar a ação pastoral realizada há mais de trinta anos na Igreja do Brasil. Momento de favorecer com que os participantes possam partilhar, celebrar e assumir a caminhada como Igreja Jovem”.
    O encontro acontecerá no Centro de Formação Bom Pastor e contará com o apoio da Arquidiocese de Maringá e da CNBB do Regional Sul 2. As parcerias para a atividade estão sendo finalizadas, assim como a proposta metodológica e nomes de assessorias.
    A PJ de Maringá e do Regional Sul 2 está desenvolvendo um trabalho de preparação da atividade, visando o envolvimento dos grupos de jovens de todo o estado do Paraná. As expectativas em receber o ENPJ são muitas, para o vice-coordenador da PJ em Maringá, o jovem Gelinton Batista, “o encontro será momento especial na caminhada dos milhares de grupos de jovens de todo Brasil, que acreditam na Civilização do Amor e buscam em Cristo o jeito jovem de ser Igreja”.

    Preparativos
    Inspirados na iluminação bíblica do ENPJ, no evangelho de João 13, 1, “Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim!”, milhares de jovens pertencentes aos grupos organizados em todo país, estarão em sintonia com a atividade realizando encontros preparatórios a partir de subsídios elaborados pela equipe de organização. Em breve será lançado o primeiro subsídio, aguardem!
    Para ter acesso a outras informações da atividade, como oração, hino, histórico do ENPJ e também para deixar seu recado, acesse o hotsite do encontro no endereço: www.pj.org.br/enpj.
    O desejo da Coordenação Nacional da PJ com o lançamento do hotsite é que a juventude possa ter um espaço para vivenciar a preparação e estar em sintonia com o ENPJ, uma das principais atividades da juventude católica no Brasil. Para participar do evento, jovens e assessores, deverão ser indicados por suas dioceses e/ou regionais.
    Agora é conferir o novo espaço de comunicação e juntos continuar construindo mais um ENPJ. Que com certeza será nota 10!


    Nota da CNBB sobre a JMJ 2013


    “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Com esta citação bíblica o Papa Bento XVI apresentou o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil e que terá seu momento alto em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Este evento, criado por um Papa apaixonado pela juventude, João Paulo II, é de responsabilidade de toda a Igreja com todos os seus serviços, organismos e pastorais.

    O pedido oficial para que o Brasil pudesse sediar esse evento foi feito pela CNBB em maio de 2007 no encontro do Papa com os jovens no Pacaembu, São Paulo. E o anúncio da aceitação foi realizado por Bento XVI no último dia 21 de agosto, por ocasião do encerramento da JMJ em Madri.
    Ao longo da história, a Igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela Juventude. O documento 85, “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais”, lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembléia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a Juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa voz a favor dos jovens se torna mais forte e comprometedora.
    Com a festa que a Arquidiocese de São Paulo preparou no dia 18 de setembro passado, a Igreja em nosso país acolheu a Cruz e o ícone da Virgem dando início a esta caminhada no Brasil rumo ao Rio 2013. Estes símbolos percorrerão as nossas dioceses, convidando a todos a intensificar o seu amor para com Jesus Cristo e sua Mãe, e a dar passos mais seguros no processo de opção e evangelização da juventude do Brasil.
    A peregrinação destes símbolos já é o início da nossa Jornada Mundial da Juventude! Bem preparada e conduzida esta peregrinação provocará maior encantamento do jovem para com Jesus Cristo, orientações para a sua vida, fortalecimento de sua adesão à Igreja, conscientização de sua responsabilidade missionária na construção de uma sociedade mais de acordo com o projeto de Deus.
    As Dioceses e Paróquias, as Pastorais da Juventude e outras Pastorais, as Congregações Religiosas, as Comunidades Eclesiais de Base, os Movimentos e as Novas Comunidades, encontrarão aí ocasião propícia para provocar na Igreja e na Sociedade a opção pelos jovens. É um “momento favorável” de evangelização da juventude proporcionando a ela ocasiões especiais de amadurecimento da sua vida de discípula e missionária do Mestre:
    “A crescente participação do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude nos convida à organização de um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DGAE n. 81 - Doc 94).
    Com o ardente desejo de que o Brasil viva este tempo como momento excepcional para a evangelização da Juventude, exortamos e convidamos a todas as forças vivas da Igreja para que o envio missionário “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) faça eco e seja realidade mais viva e dinâmica na nossa Igreja.
    Brasília-DF, 21 de setembro de 2011
    P – Nº 0911/11
    Cardeal Raymundo Damasceno Assis
    Arcebispo de Aparecida
    Presidente da CNBB
    Dom Sergio Arthur Braschi
    Bispo de Ponta Grossa
    Vice-Presidente da CNBB Ad hoc
    Dom Leonardo Ulrich Steiner
    Bispo Auxiliar de Brasília
    Secretário Geral da CNBB

    domingo, 18 de setembro de 2011

    ''Bote Fé'' reúne jovens em São Paulo e dá início à JMJ 2013 no Brasil


    A cidade de São Paulo amanheceu com ares de Jornada Mundial da Juventude 2013 em plena manhã deste domingo, 18 de setembro. Não aconteceu nenhum problema com a contagem do tempo. O motivo é que o Aeroporto Militar de Campo de Marte, na capital paulista, foi o local escolhido para dar início à peregrinação oficial da Cruz da JMJ e do ícone de Maria por todas as dioceses brasileiras, pelos próximos dois anos.Milhares de jovens vindos de todos os cantos do país participam do Bote Fé, a grande festa de acolhida dos dois símbolos máximos do maior evento mundial da juventude católica, enviados com antecedência pelo Vaticano ao país que receberá o encontro. O evento na capital paulista reúne evangelização, música e arte ao longo de todo o dia e é organizado pela Arquidiocese de São Paulo e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, falaram com a juventude reunida.
    "Bote fé no Evangelho, na JMJ, na nossa juventude toda! Alegramo-nos por São Paulo ter a graça de acolher esse início de peregrinação. É também uma grande responsabilidade de acolher bem. É Jesus quem visita os jovens, e com Ele vem sua Mãe", disse Dom Odilo.
    "Iniciamos essa grande peregrinação, que terá seu ponto alto em 2013. Mas a Jornada Mundial no Brasil começa agora. Queremos levar a um encantamento maior por Jesus e Seu Evangelho. Parabéns a vocês, jovens, por serem essa comunidade que abre as portas para a JMJ", destacou Dom Eduardo.

    sábado, 17 de setembro de 2011

    Arquidiocese realiza fórum social

    No domingo, 11 de setembro, a Arquidiocese de Pouso Alegre promoveu seu 1º Fórum Social, com o tema “A fé transformando a vida no planeta”. O evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre (MG), reuniu mais de 300 pessoas, entre agentes de pastorais do campo social, e militantes de movimentos sociais, redes e fóruns. A assessoria contou com a participação de Pe. Nelito Dornellas, do Setor do Mutirão de Combate à Fome, da Comissão Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    Durante o fórum, os participantes rezaram, refletiram e levantaram propostas de ação, a partir dos temas que foram debatidos em “salas temáticas”: educação, saúde, violência, segurança, economia solidária, fome, agricultura, meio ambiente, política, drogas. Cada “sala temática” contou com a coordenação e moderação de sacerdotes, leigos e leigas envolvidos em questões sociais. Para outro integrante da Comissão, Pe. Ivan Paulo, “a doação de cada um somada com a disponibilidade foram centrais para o bom êxito do fórum”.
    Diante das apresentações dos grupos, o assessor salientou dois temas importantes para se compreender os outros que foram debatidos: o da fome e miséria e as mudanças climáticas. Segundo Pe. Nelito, citando Josué de Castro, a fome se combate com a produção e acesso aos alimentos, já a miséria só é possível ser combatida com políticas públicas. De outro lado, o modelo de desenvolvimento adotado pela maior parte dos países industrializados, desde a Revolução Industrial, tanto gera a fome e a miséria, como é o responsável por grande parte das mudanças climáticas no planeta. Salientou a importância dos cristãos e cristãs se organizarem para buscar transformações que possam possibilitar a continuidade da vida na Terra.
    O Fórum Social foi coordenado pela Comissão do Compromisso Sociotransformador, integrante da organização pastoral arquidiocesana, junto ao Projeto Pastoral “Formamos a Igreja Viva”, que tem como eixos: Comunidade e Missão; Família e Juventude nas suas diversidades, e Compromisso Sociotransformador. O coordenador da Comissão, Pe. Luis César Moraes foi o responsável pela coordenação geral do evento. Para ele, o fórum superou as expectativas. “Acredito termos realizado, com a graça e bondade de Deus, o que nos propusemos e acredito que Deus superou nossas expectativas”, salientou o padre.
    Suzana Coutinho
    suzana.coutinho@uol.com.br

    domingo, 11 de setembro de 2011

    4ª Reunião 2011 da Pastoral da Juventude

    REUNIÃO:
    4ª Reunião 2011 da Pastoral da Juventude

    CIDADE:
    Pouso Alegre
    REFERÊNCIA:
    RR-100711-PJ

    LOCAL:
    Paróquia Nossa Senhora de Fátima
    DATA:
    28ago2011

    APOIO:

    HORÁRIO:
    09h30 – 13h00


    <><><>
    Presentes: Daniel, Welinton, Aline, Sem. Samuel, Marcos, Jéssica, Pe. João Luiz.


    PAUTA DA REUNIÃO:
    1
    2
    3
    4  5
    6
    Oração Inicial
    Banner IV CAF
    DNJ 2011
    Agendamento das datas de visita
    Considerações Finais
    Oração Final

    Ausentes:, Sem. Ivan, Robson, Heder, Ana Paula, Danilo, Roniere.



    Item 1

    Assunto: Oração Inicial
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Oração Inicial: Daniel



    Item 2

    Assunto: Escolha do Banner do IV CAF
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Padre João Luiz comunicou a confirmação da assessoria do pare Omar Aparecido Silveira para o CAF.
    Foi decidido que o curso será realizado em Ouro Fino pois no seminário será data de retorno dos seminarista e na casa de oração já está agendada outro evento.
    Foi escolhido através de votação o banner do CAF, as sugestões seguem abaixo:

     
    Com quatro (04) votos o banner escolhido está a seguir:


    Item 2

    Assunto: DNJ 2011
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Ficou concretizado que o DNJ será setorial e organizado pela pastoral da juventude nos setores articulados – Setor Mogi e Sapucaí.
    A equipe arquidiocesana fica responsável em ajudar na organização e principalmente marcar presença nos eventos, dividiu-se a equipe onde Daniel de padre João Luiz participaram dos dois DNJs e os demais integrantes participarão na sede mais perto.




    Item 5

    Assunto: Agendamento das datas de visitas
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Daniel sugeriu que fosse mudado o planejamento das visitas aos grupos de bases pois ninguém entrou em contato com os setores e seria muito difícil de toda a EAPJ dar conta das visitas pela falta de comprometimento de alguns elementos e pela quantidade de pessoas na equipe.
    Foi sugerido que entrássemos em contato  com a coordenação dos grupos de base da pastoral da juventude para conhecermos os mesmos e convidar para o DNJ e IV CAF.



    Item 7

    Assunto: Encontro da Assembleia
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    O grupo Emaus de Santa Rita de Sapucaí se responsabilizou em preparar o teatro  no Encontro da Assembleia.



    Item 6

    Assunto: Considerações Finais
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Reunião SCJ – 13/08/11 – Paróquia Fátima



    Item 7

    Assunto: Oração Final
    Registro (resumo, decisão, responsável, prazo, etc.)
    Oração: Padre João Luiz



    Resumo de Reunião elaborado por:

     Daniel Augusto
    Em:
    11/set/11


    Data da divulgação
    11/09/2011



    <><><>
    PROXIMA REUNIÃO:
    09 de Outubro de 2011

    PAUTA DA REUNIÃO:
    1
    2
    IV CAF
    DNJ
    Paróquia Nossa Senhora de Fátima
    Horário: 09:30 as 15hs