• terça-feira, 18 de janeiro de 2011

    Ampliada Nacional reafirma missão e profetismo da Pastoral da Juventude


    Plano de trabalho, secretaria nacional e comissão de assessores/as aprovados no último dia da Ampliada Nacional da PJ em Imperatriz, MA.



    O último dia (15) da Ampliada Nacional da PJ realizada na cidade de Imperatriz, MA, iniciou inspirado na Mãe Maria que nos faz perceber na realidade o que é simples, possível e concreto. Os participantes reunidos desde o dia 8 de janeiro puderam reafirmar a exemplo de Maria o sim à vida, o sim à vida da juventude.
    O período da manhã foi o momento de aprovação dos seis projetos nacionais: A Juventude Quer Viver, Teias da Comunicação, Mística e Construção, Caminhos de Esperança, Ajuri e Tecendo Relações. Sendo que o último é o mais novo dentro do conjunto de projetos da PJ. Foi também momento da plenária ouvir os candidatos a secretaria nacional: Francisco Crisóstomo – Thiesco (Norte 2) e Gabriel (leste 1).
    Finalizando o período matinal os participantes estudaram em pequenos grupos o perfil, os critérios e as tarefas da Coordenação Nacional, Secretaria Nacional, Comissão Nacional de Assessores/as, representante no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), coordenação da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens e a representação na Comissão Colegiada do Setor Juventude da CNBB. Após o estudo, foram apresentadas em plenária as indicações dos grupos.
    Terminada a tarefa de rever os serviços, os/as delegados/as foram convidados/as a reunirem-se por regionais e indicarem seis nomes para compor a Comissão Nacional de Assessores/as (CNA) do próximo triênio. A partir desse trabalho, a Coordenação Nacional (CN) e CNA atuais reuniram-se e finalizaram o processo de composição. Antes da aclamação da CNA, teve o momento de escolha do secretário nacional, em momento de profunda oração.
    O óleo que unge os caminhantes, as flores que embelezam o caminho e os/as jovens discípulos/as missionários/as conduziram a Mãe Aparecida em todos os regionais e na votação dos/as 78 delegados/as presentes.
    Hildete Emanuele, então secretaria nacional, fez a contagem dos votos acompanhada de Raquel Pulita (CNA) e de Ana Clara (Sul 1), chegando ao resultado de  37 votos para Gabriel Jaste e 41 votos para Francisco Crisóstomo – Thiesco. Logo em seguida, Hildete acolhe Thiesco, em gesto de beleza e unção, rogando a Mãe Aparecida que abençoe e interceda pelo trabalho a ser realizado frente à secretaria nacional da PJ e também agradece a disponibilidade de Gabriel. Hildete finaliza o momento agradecendo a CN e CNA, pelos três anos vividos em comunidade e amizade.
    Num momento tão emocionante quanto outro, a juventude presente agradeceu a Hildete seu trabalho alegre e missionário, desbravador e ousado, assim como, a CNA presente, na pessoa de Raquel Pulita (Centro Oeste) e Renato Barbosa (Leste 2), entregando presentes, cartas, apresentando vídeos com imagens durante os três anos de serviço e também entregando uma bandeira com as mãos dos/as delegados/as, representando a juventude brasileira.  Em seguida aclamou-se a nova CNA que nos próximos três anos será composta por: Alessandra Miranda (Centro Oeste), Pe. Wander Torres Costa (Leste 2), Ir. Joilson Toledo (Leste 2), Joaquim Alberto (Centro Oeste), Pe. Edson Thomassim (Sul 3) e Ir. Maria Couto (Norte 1). Tendo como assessor de transição, Renato Barbosa.
    Finalizou-se o dia com a celebração eucarística de envio, presidida por dom Vilson Basso, bispo de Caxias/MA e referencial da juventude do regional Nordeste 5. Em sua homília, dom Vilson retomou os três medos da juventude: de morrer, de ficar desconectado e de sobrar, fazendo assim a ligação com os projetos nacionais assumidos nessa Ampliada Nacional. Destacando que o trabalho da Pastoral da Juventude é essencial para que a juventude brasileira possa ter vida, esteja conectada com o mundo e que possibilite a inclusão nos diversos cenários existentes. Ao final da celebração enviou os/as delegados/as para suas terras com a missão de anunciar a  Boa Nova da vida da juventude e da Pastoral da Juventude, a Boa Nova de Jesus Cristo.
    A Ampliada Nacional de Imperatriz foi com certeza um marco na história da Pastoral da Juventude, pela intensidade dos momentos vividos, sejam eles de oração, celebrações, trabalhos de grupos e assessorias temáticas. A sintonia dos presentes e o interesse em construir juntos foi com certeza algo que deu um tom a mais para a atividade. O trabalho de comunicação fortaleceu a sinergia com a juventude e a Igreja do Brasil, divulgando diariamente nos meios eclesiais e sociais os acontecimentos da Ampliada. Foram transmissões ao vivo de diversos momentos, divulgação de fotos e vídeos, elaboração de textos. A Ampliada Nacional recebeu centenas de mensagens vindas de todo o país, bispos, padres, religiosos/as, assessores/as, jovens, organizações eclesiais e sociais e também de pessoas fora do país que acompanharam o evento pela internet.
    Em breve, será concluído o relatório da Ampliada e divulgado para os/as delegados/as e em nossos meios de comunicação, assim como os outros materiais elaborados durante a atividade, os projetos nacionais, vídeos com entrevistas e momentos do evento, áudio de assessorias e outras novidades.
    Desta forma, a Pastoral da Juventude Nacional agradece a participação presencial e virtual de todos/as que fizeram a Ampliada Nacional de Imperatriz acontecer. Que agora possamos fazer ecoar a luta pela vida da juventude, com muita missão e profetismo, reafirmando que o desejo da PJ é a vida de nosso povo, a vida dos/as das jovens (Est 7,3).

    Conheça um pouco sobre o novo Secretário Nacional da PJ:


    Francisco Crisóstomo (Norte 2): mais conhecido como Thiesco, piauiense, leigo, solteiro, 24 anos, reside em Marabá, cidade do interior do estado do Pará. Possui graduação em Sistemas de Informação e atualmente cursa Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Participa da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude no Regional Norte 2 da CNBB.

    Conheça um pouco sobre os/as novos/as integrantes da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ:


    Alessandra Miranda de Souza (Centro Oeste): goiana, leiga, 33 anos. Graduanda em Letras.  Atualmente é assessora da PJ no regional Centro Oeste e colabora na equipe da Casa da Juventude Pe. Burnier em Goiânia, GO, como coordenadora do núcleo de formação, assessoria e pesquisa e dos projetos de cidadania, economia solidária e da campanha "A Juventude quer viver".
    Pe. Wander Torres Costa (Leste 2): mineiro, padre diocesano, 33 anos. Possui graduação em filosofia e teologia, é mestre em Extensão Rural. Assessorou as Pastorais da Juventude do Regional Leste 2 e o Setor Juventude Nacional da CNBB. Atualmente é assessor da PJ na Arquidiocese de Mariana, MG e pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Viçosa, MG.
    Ir. Joilson de Souza Toledo (Leste 2): carioca, irmão marista, 33 anos. Possui formação em Gestão Pastoral. Participou da equipe do Instituto de Pastoral da Juventude do Leste 2, colaborou na assessoria da PJ do regional Leste 2 e em outros estados, foi diretor do Centro Marista de Juventude de Belo Horizonte, MG. É formador de comunidade religiosa em Belo Horizonte.
    Joaquim Alberto Andrade Silva (Centro Oeste): carioca, leigo, 28 anos, possui graduação em Comunicação Social, bacharel em Publicidade e Propaganda. Participou da equipe de assessoria da Pastoral da Juventude Estigmatina e do Centro de Capacitação da Juventude. Hoje assessora a equipe do projeto nacional Teias da Comunicação e colabora na equipe da União Marista do Brasil em Brasília, DF.
    Pe. Edson André Cunha Thomassim (Sul 3): gaúcho, padre, 33 anos. Possui graduação em filosofia e teologia, é especialista em adolescência e juventude no mundo contemporâneo. Membro da coordenação da Fraternidade Apostólica da Boa Nova – FABN, assessor da PJ na diocese de Novo Hamburgo, RS, participante do grupo fundador da ONG Trilha Cidadã, é pároco da Rede de Comunidades São João Batista em São Leopoldo, RS.
    Ir. Maria Couto (Norte 1): paranaense, religiosa, 41 anos. Missionária do Santo Nome de Maria. Possui graduação em Psicologia e iniciando a pós-graduação em MBA gestão de pessoa, orientação vocacional com ênfase em coaching. Foi assessora da PJ em algumas cidades/dioceses e também é assessora executiva da CRB Regional Amazonas e Roraima. Atualmente está como Coordenadora do Serviço de Animação Vocacional – Arquidiocese de Manaus, AM.

    --
    Joaquim Alberto Andrade Silva

    Reações:

    0 comentários:

    Postar um comentário