• quarta-feira, 21 de julho de 2010

    Carta da 1ª Ampliada Nacional das CEBs rumo ao 13° Intereclesial

    Movidos pelo espírito missionário de Pe Ibiapina, Pe. Cicero e os Beatos, Zé Lourenço e Maria Araujo no seguimento a Jesus Cristo, nós representantes de quinze regionais da CNBB, D. Adriano Ciocca Vasino, bispo referencial das CEBs na CNBB, D. Ângelo Pignoli, bispo referencial das CEBs no NE I, D. Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, estivemos reunidos nos dias 17 a 20 de julho na cidade do Crato ao pé da chapada do Araripe vislumbrando o grande vale do Cariri, nesse ambiente fomos calorosamente acolhidos com alegria e festa, típico do povo cearense. Sentimos a ausência dos Regionais Norte I e Nordeste III.

    Foram três dias fecundos de oração, reflexão, estudo e encaminhamentos de questões especificas da nossa caminhada de CEBs para conhecer o chão e horizonte onde nossas comunidades vivem, celebram e tecem os fios da vida analisamos a realidade sócio-política e cultural do nosso país. Acolhemos com muita alegria a mensagem ao povo de Deus sobre as CEBs, documento 92 da CNBB, fruto da 48ª Assembleia da CNBB, na qual os bispos do Brasil reafirmam que as ”CEBs são sinais de vitalidade da Igreja”.

    Como romeiros e romeiras do Reino fizemos a experiência da espacialidade do romeiro de padre Cícero levando à nossa frente a certeza de que “onde o povo vai as CEBs tem que estar” nos deixando mover pela fé esperança e solidariedade. Nesse percurso conhecemos os espaços físicos de realização do nosso 13° Intereclesial de CEBs a se realizar nos dias 23 a 27 de julho de 2013, na cidade do Juazeiro do Norte, diocese de Crato. Diocese esta que no ano de 2014 celebrará o seu centenário de criação. Conhecemos a riqueza desta igreja particular que compreende uma área de 17.000km² com 920 mil habitantes, organizada em 49 paróquias e 914 comunidades eclesiais de base.

    A escolha do tema e lema do próximo Intereclesial se deu a partir dos encaminhamentos feitos pela ampliada anterior e as reflexões maturadas nos regionais, assim as propostas foram socializadas pelos regionais simultâneas às reflexões em torno da temática. Dentro deste processo de construção em meio a reações e sugestões, compreendemos que a vida é uma romaria que se transforma em missão a serviço da comunidade. Iluminados pelo Espírito, escolhemos: Tema: JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA Lema: CEBs ROMEIRAS DO REINO NO CAMPO E NA CIDADE.

    A diocese de Crato compartilhou com a ampliada os passos que já foram dados na organização do 13° Intereclesial, deixando para a mesma o sentimento e a certeza de que o processo já feito nos impulsiona ao grande mutirão em que todas as CEBs do Brasil devem, de forma comprometida, envolver-se, experienciando no chão das nossas vidas e comunidades, a dimensão profética de uma espiritualidade Reinocentrica.

    Nós enquanto Ampliada Nacional das CEBs nos comprometemos a reafirmar a opção preferencial pelos pobres, firmando a identidade das CEBs, sendo escolas que formam discípulos (as) missionários (as) de Jesus e que os regionais estejam em estado de missão permanente.

    Como romeiros (as) do Reino a intercessão da Mãe das Dores e as bênçãos do “Padim Ciço”, trilhemos juntos os caminhos 13º Intereclesial.



    Crato, 20 de julho de 2010

    0 comentários:

    Postar um comentário