• terça-feira, 16 de novembro de 2010

    2º PES – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL:

    Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Pouso Alegre


    I – Objetivo Geral:
    Elaborar o calendário pastoral de 2011 e preparar os participantes, coordenadores e coordenação para X Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude.

    II – Objetivos Específicos:
     Preparar as coordenações para a mobilização do planejamento e a organização da PJ nas diversas paróquias, com vistas ao período de 2011;
     Definir um padrão de ação pastoral para o próximo período baseados no Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Pouso Alegre;
     Oferecer subsídio para a preparação da agenda pastoral 2011;
     Realizar a X Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude.

    III – Metodologia:
    Serão utilizados elementos da metodologia PES (Planejamento Estratégico Situacional) e técnicas de trabalho de grupos, adaptados às necessidades dos participantes.
    O PES é uma importante ferramenta para o processo de planejamento dos grupos com projetos comuns, porque possibilita a construção coletiva do plano pastoral para 2011. O método participativo procura, com o envolvimento dos jovens, construir com uma visão da realidade vivenciada pelos grupos, identificando os problemas e buscando por soluções e novos caminhos.

    IV – Compromisso dos Participantes
    Deverão participar desta oficina dois representantes da coordenação de cada grupo, coordenador e vice.
    Pede-se aos representantes que tragam as datas de eventos do seu grupo (romarias, comemorações e outras), para que organizemos nosso calendário conjuntamente.
    Os representantes devem se comprometer a manterem a regularidade na participação, em todos os momentos da Oficina. A quebra e a fragmentação da presença, em qualquer momento, prejudicam sensivelmente o andamento dos trabalhos e a absorção do método, que são a base da presente proposta.

    V – Local:
    A oficina será realizada num local tranqüilo e arejado, à definir, afastado das atividades diárias dos participantes, e com paredes amplas para o desenvolvimento das oficinas (é necessária a afixação de cartazes nas paredes).

    VI – Data e horário:
    A oficina está prevista para o dia 12 de Dezembro de 2010, iniciando às 09:00h. e término as 16:00h; o dia todo de preparação e planejamento para o ano de 2011.

    VII – Taxa:
    R$ 10,00 (Dez Reais) para cobrir despesas de expediente e aluguel. O Almoço será Comunitário, assim como o DNJ 2010.

    0 comentários:

    Postar um comentário