• sábado, 27 de novembro de 2010

    O Jovem está na nuvem. E a igreja também precisa estar…

    Todo início é inusitado e inesperado, ficamos ansiosos e apreensivos, se não der um friozinho na barriga não tem graça, e para nós que somos jovens católicos, o que mais interessa é exatamente a graça, a Graça de Deus.
    Iremos viajar (refletir, meditar) hoje em torno de duas palavras; Jovem e Nuvem.


    Ser jovem é ter criatividade, ousadia, superação, jovem é amizade, busca, sede, autenticidade, presente, esperança, é um motor ligado, um avião voando, um trem em alta velocidade. Juventude é o momento na vida onde mais se escuta sem ouvir, mais se fala sem dizer e mais se corre sem saber exatamente onde se vai chegar. Mas não se para de correr. E ao mesmo tempo é o momento em que Deus mais nos fala, grita, faz sinal, manda recado, e-mail, tweets, SMSs, convites, links e Private Message. Porém, se neste momento o jovem estiver surdo e cego, continuará correndo, só que correrá para longe de Deus.
    A Igreja Católica tem um documento específico que trata sobre a juventude, que é o Documento 85 – Evangelização da Juventude, ( disponível na íntegra através do link  http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_493fde70b53fb.pdf  )

    Entre as muitas afirmações que este documento menciona, gostaria de destacar duas: “Jesus envia a Igreja ao mundo para dar continuidade à sua obra". "Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade.” E “O jovem é o evangelizador privilegiado de outros jovens.”

    Mas como fazer isso? Por onde começar?
    Bem, não consieguimos ver “lugar” melhor que pela nuvem, pois é lá que o jovem mais está. Opa! Uma boa hora para falar sobre ela, a nuvem.
    Uma nuvem, dessas que enchêramos no céu, são na verdade muitas partículas de água mantidas em suspensão. Mas “pescando” na idéia; a nuvem na qual quero me referir neste texto, e que faço referência como local onde o jovem está, é a rede mundial de computadores, vulga “internet”. Hoje se fala muito em pessoas que vivem na nuvem, vivem on-line, trabalham, estudam, fazem amizades, às vezes são até outra pessoa, cometem crimes, mentem, traem, enganam e até prejudicam outras pessoas.
    A diferença entre fazer o bem e fazer o mal na internet é a mesma tênue diferença que enfrentamos aqui na “vida real”, na vida off-line. Ah! É aí que a igreja entra forte, como corpo místico de Cristo, precisa estar ali, onde o jovem vive, onde o jovem procura. Precisamos caminhar todos juntos, pois juntos somos mais fortes. Uma corta tripla não se rompe facilmente.
    O vaticano já está fazendo sua parte e nos últimos anos já criou um canal no Youtube (http://www.youtube.com/vaticano ), está também no facebook, em aplicativos para iphone, tudo isso e algumas coisas a mais estão disponíveis em um portal chamado o “papa para você” Pope 2 you http://www.pope2you.net/ .

    Seguem abaixo alguns locais na nuvem onde podemos perceber a obra de evangelização ocorrendo:

    Aparecida – http://www.a12.com.br/
    Dom Murilo na ExpoCatólica pela WebTVCN – http://www.youtube.com/watch?v=vt22pR2pxjY
    WebTV Canção Nova – http://www.webtvcn.com/
    Blog do Jovem Católico – http://jovemcatolico.emdeus.com.br/
    Movimento Água Viva Jovens – http://www.movimentoaguaviva.com.br/
    Barra de ferramentas Navegar em Deus – http://emdeus.com.br/?page_id=20
    CristãoWiki – Enciclopédia Cristã Livre – http://www.cristao.wiki.br/
    Bíblia Católica on-line – http://www.bibliacatolica.com.br/
    PASTORAL DA JUVENTUDE ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE: http://www.pjpousoalgre.blogspot.com/
    Muitos outros locais vinculados a perfis e comunidades no Orkut, Twitter, Facebook e outras redes sociais.

    Parece muito? E é muito. Muito pouco!
    Jesus disse: “Ide por todo o mundo e levai o Evangelho a todas as criaturas.” (Mc 16,15).

    Veja bem, ele não disse “levai a algumas criaturas” ou “para aqueles que estão mais perto”.. ele disse “levai a TODAS AS CRIATURAS”. Por isso, não se acomode com o que vês, pois talvez só neste texto tenhas encontrado algum lugar que não conhecias, e com isso uma ótima oportunidade de divulgar, usar, ousar e evangelizar.


    0 comentários:

    Postar um comentário