• terça-feira, 30 de novembro de 2010

    Pastoral da Juventude do Setor Sapucaí

    Reuniram-se os jovens da Pastoral da Juventude do Setor Sapucaí na Paróquia São José Operário, no dia 21 de novembro de 2010 para planejar e preparar o calendário do ano de 2011. Iniciou-se com a oração inicial feita pela Vice-coordenadora do grupo JUCAFE, Amanda Cristina Lopes da Silva, mostrando que em nossa vida pode ter pedras que muitas vezes desanimamos, mas temos que nos lembrar que em nossa vida também tem muitas flores para ajudar no nosso dia-a-dia.

    Em seguida o coordenador da Pastoral da Juventude do Setor Sapucaí, Welington Expedito Aparecido Pereira, deu continuidade explicando o que vêm a ser “Planejamento” e também lembrou as prioridades do Setor: ACOMPANHAMENTO, FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO.

    Para iluminar nosso encontro ouvimos a Palavra de Deus (Lucas 14, 28-33), que nos ensinava a importância de planejar. Cada um de nós teve espaço para partilhar, falamos sobre que o mais nos chamou à atenção na leitura. Dando continuidade, fomos divididos em dois grupos para realizar uma dinâmica, onde o 1° grupo obteve do animador, informações antecipadas. E o 2° grupo obteve informação imediata. O animador deu a seguinte informação para todos: “façam uma planta de uma casa para 6 pessoas, pai, mãe, 3 meninos e 1 menina” (porém esta informação já havia sido passada anteriormente para o 1° grupo) e deu 1 minuto para desenvolver o trabalho, o 1° grupo fez o desenho de uma planta de casa com muitos detalhes, já o 2° grupo entendeu completamente diferente e desenhou uma flor. Essa dinâmica demonstrou o quanto é importante fazermos planejamento e que muitas vezes não conseguimos compreender informações por termos que agir por impulso, sem planejamento; e o resultado não sendo o esperado.

    Fomos separados grupo por grupo: JUCAFE, OASIS, JUC, JEC, JUNAC para responder algumas perguntas. Olhando para seu grupo. Quem são? Do que gastam? Suas limitações e valores? Quais temas mais gostam?

    Logo em seguida cada grupo apresentou suas respostas e o animador foi fundindo os resultados, ficando da seguinte maneira:

    Quem são?

    Jovens de 14 à 24 anos, (maioria entre 14 e 18 anos) Classes média, iniciam a participação no grupo após a Crisma.

    De que gastam?

    Dinâmicas, visitar outros grupos, festas, animação, dinâmicas de divisão em grupos ( durante os encontros/atividades/eventos), teatros, Cristotecas, Visitas à entidade e envolver DEUS em todas as atividades.

    Suas limitações e valores?

    Participativos, horário do encontro, poucos jovens, são mais novos, devido à idade muitos perdem o foco das reuniões encontros, falta de apoio da liderança da igreja local, Financeira, mais qualidade do que quantidade, tarefas e ações, ajuda de todos as pessoas que assumem um determinado serviço.

    Quais temas mais gostam?

    Família, amigos, espiritualidade, testemunho, conhecimento pessoais e interpessoais, sobre a realidade, motivação, estudo do caminhando e crescendo, reflexão, assuntos divertidos.

    Logo em seguida foram divididos em três turmas: Integração, Formação e Acompanhamento. E foi proposto que cada turma, baseando-se nas respostas apresentadas anteriormente, planejar o que poderíamos fazer durante o ano de 2011. Foi apresentado:

    Integração: Festa Junina, Gincana ou campeonato Setorial, DNJ, Encontro com outros grupos.

    Formação: Curso sobre temas liderança, Identidade da PJ, Espiritualidade, Dinâmica. Manutenção do CAF, Retiro de formação paroquial de jovens (cada grupo com o seu). (solicitar a PJ Diocesana a possibilidade de 2 CAFs)

    Acompanhamento: Fazer reuniões com a coordenação dos grupos, mais entrosamento entre coordenação e padre assessor e seminaristas, mais presença da equipe setorial em datas importantes para os grupos(Ex: Aniversários dos grupos).

    0 comentários:

    Postar um comentário